23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Seleção masculina inicia luta pelo tricampeonato no basquete

2007-07-25 10:14:37

Atual bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil estréia às 14h30 (horário do Mato Grosso do Sul) desta quarta-feira no torneio masculino de basquete, contra as Ilhas Virgens, com uma equipe completamente desfigurada, sem os seus principais jogadores e com muitos atletas novatos.

Destaques do país na NBA, o ala-armador Leandrinho, do Phoenix Suns, e os pivôs Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, e Nenê, do Denver Nuggets, não estarão à disposição do técnico Lula Ferreira para a competição, assim como Thiago Splitter, pivô recém-draftado pelo San Antonio Spurs, atual campeão da Liga.
O ala Guilherme Giovannoni, que costuma atuar como titular, também desfalca a seleção. O jogador do Vidivici Bolonha (ITA) pediu dispensa para fazer um tratamento na boca. A última baixa da equipe é o ala-armador Alex, com passagem pela NBA, que sofreu uma lesão na mão esquerda durante um jogo-treino contra os Estados Unidos, na segunda, e foi cortado da delegação.

Com tantos desfalques, o treinador foi obrigado a levar para o Pan um time cheio de novidades, com muitos atletas com pouca experiência na seleção. O ala Marcus Toledo e os pivôs Caio Torres e Paulão, todos com 21 anos ou menos, são exemplos dessa renovação forçada.

Até mesmo o único atleta do time que atua na NBA é principiante. Em sua primeira temporada na liga norte-americana, o ala Marquinhos, 23, foi utilizado em apenas 13 partidas do New Orleans Hornets e teve números modestos: 1,7 ponto, 0,8 rebote e 0,4 assistência de média por partida.

Com um time jovem em quadra, a participação brasileira no Pan-Americano pode servir como um vestibular para o Pré-Olímpico da modalidade, que será disputado em agosto, em Las Vegas (EUA).

Para a competição, que pode recolocar o Brasil na Olimpíada após duas ausências consecutivas –não participou de Sydney-2000 e Atenas-2004–, Lula Ferreira deve contar com a volta dos seus titulares, inclusive Nenê, que anunciou o seu retorno à seleção mesmo mantendo as divergências com a atual comissão técnica e a diretoria da CBB.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete