23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil faz dobradinha na prova feminina

2006-12-31 19:38:00


Quando passava pela metade do percurso de 15 km da corrida de São Silvestre, a mineira Lucélia de Oliveira Peres, de 25 anos, jogou fora os óculos escuros que usava desde o início da prova. Coincidência ou não, a partir deste momento ela se tornou soberana na competição e se transformou na quinta brasileira a ganhar a mais tradicional prova de rua do país.
Lucélia Peres, tricampeã da Volta da Pampulha, precisou de 51min24 para vencer a São Silvestre, repetindo o feito das compatriotas Carmen de Oliveira (1995), Roseli Machado (1996), Maria Zeferina Baldaia (2001) e Marizete Rezende (2002).
Em um ano em que as estrelas estrangeiras passaram longe das ruas de São Paulo, a principal adversária de Lucélia foi outra brasileira, a paraibana Edinalva da Silva, a Pretinha, que chegou 31 segundos atrás. A colombiana Bertha Sanchez terminou em terceiro lugar. A queniana Pamela Bundotich, em quarto, e a brasileira Marizete dos Santos, em quinto, completaram o pódio.
"É uma emoção muito grande, estou muito feliz porque venho treinando para vencer essa prova e finalmente chegou o meu dia", disse à Rede Globo Lucélia, uma das principais fundistas do Brasil, vice-campeã da São Silvestre em 2004 e quarta colocada em 2005.
A corrida teve grande domínio das atletas brasileiras. As adversárias de fora do país conseguiram seguir o ritmo de Lucélia e Ednalva apenas até a metade da prova, que foi disputada sob um calor de cerca de 29º C.
Na largada, quem assumiu a ponta foi a atleta Edielza Alves, do Cruzeiro. Depois de três quilômetros, na Av, Ipiranga, no centro de São Paulo, ela perdeu a liderança para a queniana Jane Kibii.
A atleta africana, depois de abrir uma pequena vantagem, não conseguiu manter o ritmo, permitindo que outras três atletas encostassem. A colombiana Bertha Sanchez aproveitou a fragilidade de Kibii e pulou para o primeiro lugar, no sétimo quilômetro.
Mas Sanchez teve pouco tempo para comemorar a ponta. Depois de jogar fora os óculos escuros, Lucélia, que acompanhava o pelotão da frente, assumiu a liderança. Ednalva, que vinha logo atrás, chegou a passar a compatriota em alguns trechos.
Lucélia, entretanto, não se abateu. Com um melhor ritmo de prova, acelerou no momento decisivo, no início da subida da Av. Brigadeiro Luis Antônio, ampliando a vantagem sobre Ednalva.
Apoiada pela torcida, e sob a chuva que começou a cair na cidade, ela entrou sozinha na Av. Paulista. E com intensos aplausos tornou-se a quinta brasileira a ganhar a corrida.
"Quando a Pretinha encostou ela me surpreendeu porque não estava no pelotão da frente. Mas eu persisti no ritmo que estava e acabei conseguindo chegar forte", disse Lucélia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete