27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Chama dos Jogos Pan-Americanos chega à Capital

2007-06-28 13:02:37

A lamparina com a chama dos Jogos Pan-Americanos, que chegou há pouco ao Aeroporto Internacional de Campo Grande em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), acaba de ser colocada em uma viatura do Corpo de Bombeiros para ser levada ao campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), onde será acesa a Tocha e depois conduzida por 74 atletas e personalidades por 35 quilômetros por vários pontos da cidade.

A chama foi entregue ao prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), por Patrícia Kowalewski, gerente-geral o revezamento da tocha. “Estou muito feliz e Campo Grande está provando que tem condições para receber grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014, pois se trata de uma cidade com ruas largas e sem violência”, destacou o prefeito.

O ponto de partida para o início do revezamento será o Lago do Amor, onde às 13 horas será realizada uma apresentação de uma dança pantaneira, cercada por índios que farão a dança do fogo e embalada pelos músicos Maciel Correia e Marcelo Loureiro. Em seguida, a chama da lamparina será passada para as mãos do poeta Manoel de Barros que irá acender a tocha e repassar para um cavaleiro pantaneiro, que será o primeiro condutor da tocha, iniciando o revezamento.

Saindo da UFMS, a tocha percorrerá pela Avenida Filinto Muller, Avenida Manoel da Costa Lima, passando pelo Estádio Morenão, seguindo pela Rua Rui Barbosa e percorrendo toda a Avenida Eduardo Elias Zahran, chegando a Rua Ceará. O revezamento ainda seguirá até a Avenida Afonso Pena, retornando pela Avenida Ricardo Brandão, passando pela Câmara Municipal de Campo Grande e seguindo pela Avenida Fernando Corrêa da Costa até o Horto Florestal, onde será realizada uma parada para substituir o grupo de atletas e para apresentações.

O trajeto continua pela Avenida Ernesto Geisel, volta a Avenida Afonso Pena, passa pela Avenida Calógeras, seguindo até a Avenida Mato Grosso e cruzando toda sua extensão até a Via Parque, onde passará pelo Parque do Sóter, pela Avenida Hiroshima voltando a Mato Grosso em direção ao Parque dos Poderes, onde passará na frente da Governadoria e voltará para a Avenida Afonso Pena, passando pela Prefeitura Municipal e terminado o percurso na praça esportiva do Belmar Fidalgo. A previsão dos organizadores é de que a tocha chegue a praça por volta das 18 horas onde a pira será acesa.

Ontem, a Funesp (Fundação Municipal de Esportes) reuniu as 74 pessoas que irão conduzir a tocha pelas ruas da Capital, entregou os uniformes e deu as últimas orientações sobre o percurso que a chama Pan americana irá percorrer. Dentre os atletas que irão conduzir a tocha estão: a nadadora Ana Carolina Muniz, a armadora da seleção brasileira universitária de futebol feminino Juliana Cardozo, o campeão sul-americano juvenil de judô Igor Rocha, o canoísta Carlos Lira, da seleção de handebol Isabela de Luna Vieira, o skatista Douglas Souza, a levantadora de vôlei Maiara Bacha, o atleta douradense de Taekwon-dô Fábio Bento, do vôlei de praia Alex Acco, das artes marciais Egberto da Silva, a ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, Rute de Souza e o piloto de motocross Osmar Ferreira.

A atleta Karen Renate Pinheiro Muller, de 19 anos, 1º lugar no Campeonato Brasileiro Juvenil 2004 e 2005 de basquetebol, ao receber o uniforme, destacou a emoção e a ansiedade pelo momento de carregar a tocha. “Saber que você foi escolhida entre vários atletas para carregar a tocha, é uma coisa muito especial”. Outro atleta que carregará a tocha, Frederico Nakasane Ferreira, campeão de tênis de mesa do JEB’S 2006 disse estar muito feliz por ser o único representante do tênis de mesa de Campo Grande a participar do percurso.

Os organizadores do evento e assessores do Pan 2007 também realizaram ontem, um ensaio com os caiaqueiros e cavaleiros do Pantanal que serão os primeiros a ter contato com o fogo Pan-Americano. Hoje durante a passagem da tocha Pan Americana a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) realizará uma operação especial para oferecer segurança no trânsito. Serão 14 agentes de trânsito e sete viaturas disponibilizadas para atender o fechamento temporário de alguns pontos estratégicos e facilitar o deslocamento do comboio. Após a passagem da tocha do Pan, os cruzamentos serão liberados para o fluxo normal de trânsito.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete