27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Boca põe fim ao sonho do Grêmio e é hexacampeão

2007-06-20 23:03:37

Com dois gols de Riquelme, o Boca Juniors derrotou o Grêmio por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, e assegurou seu sexto título da Libertadores. O time gaúcho, derrotado no jogo de ida da final por 3 a 0, não conseguiu passar pela defesa argentina e teve que adiar o sonho do tri sul-americano.

Com o triunfo, o Boca Juniors não só aumenta sua coleção de troféus sul-americanos e encosta no recordista Independiente – que possui sete títulos -, como também eleva a vantagem da Argentina sobre o Brasil no número de conquistas: 21 a 13.

A hegemonia sobre o Brasil se dá também em finais de Libertadores. Em 11 decisões entre os dois países, os argentinos comemoraram o título oito vezes. Apenas Santos, Cruzeiro e São Paulo foram campeões em cima de equipes do país vizinho.

Derrotado, o Grêmio agora terá de concentrar suas atenções no Brasileiro. Utilizando o time reserva até então, a equipe gaúcha ocupa o 16º lugar na competição nacional, com seis pontos, um posto acima da zona de rebaixamento.

Para piorar, os comandados de Mano Menezes terão o rival Internacional pela frente, no próximo domingo, às 18h10, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O time colorado está à frente do Grêmio na tabela.
A partida desta quarta marcou não só o título do Boca, como também a despedida de dois ídolos. Pelo lado do time argentino, Riquelme volta ao Villarreal, da Espanha. Já o Grêmio ficará sem Lucas, negociado com o Liverpool, da Inglaterra.

O jogo- Com o estádio lotado, o Grêmio começou a partida sufocando a defesa do Boca Juniors. A primeira descida do time gaúcho ao ataque ocorreu aos 2min, mas Tuta cometeu falta no goleiro Caranta e a jogada foi paralisada pela arbitragem.

Com mais posse de bola, o Grêmio insistia em criar suas jogadas pelo lado esquerdo do ataque, explorando os avanços do lateral-esquerdo Lúcio. Já o Boca Juniors apostava no bom toque de bola, tentando surpreender nos contra-ataques.
Mesmo com o domínio gremista, foi o Boca Juniors quem criou a primeira grande chance de gol. Aos 25min, após cobrança escanteio, Palacio ficou com a bola e chutou forte, mas Saja fez uma bela defesa e salvou o time da casa.
Para piorar a situação do Grêmio, o técnico Mano Menezes teve de gastar uma alteração aos 34min, quando o zagueiro Teco se machucou e foi obrigado a sair de campo, dando lugar ao argentino Schiavi, ex-Boca Juniors.

Herói nos duelos diante de São Paulo e Santos, pelas oitavas e semifinais, respectivamente, Diego Souza quase abriu o placar para o Grêmio aos 41min, em um chute que parou no travessão do goleiro Caranta.
Bem postado, o time argentino conseguiu segurar o ímpeto ofensivo do Grêmio no primeiro tempo e ainda levou perigo à meta de Saja. Com isso, a etapa inicial terminou sem gols, dificultando a missão gaúcha na partida.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Mano Menezes tirou de campo o meia Tcheco, que havia sentido dores, para a entrada do atacante Amoroso, deixando o time tricolor mais ofensivo.
Campeão em 2005, com o São Paulo, Amoroso chegou ao Grêmio para levar experiência ao time na competição. O atacante, porém, só disputou um jogo como titular (vitória sobre o Defensor, no Olímpico, pelas quartas).

Com 45 minutos para, no mínimo, levar a partida para a prorrogação, o Grêmio começou a etapa final no ataque. Aos 3min, após cobrança de falta, Schiavi cabeceou a bola na trave, Diego Souza chutou na sobra e Caranta salvou o Boca.
Melhor que na primeira etapa, o Grêmio voltou a levar perigo à meta de Caranta aos 9min, quando Lúcio recebeu livre e resolveu chutar de fora da área. O goleiro argentino ficou parado e a bola passou perto do travessão.

O Boca Juniors passou a ter mais posse de bola a partir dos 20min e calou a torcida do Grêmio aos 23min, quando Riquelme recebeu no bico da grande área e mandou a bola no ângulo direito de Saja, marcando um golaço.
O gol de Riquelme, o primeiro sofrido em casa pelo Grêmio na Libertadores deste ano, abalou os ânimos da equipe gaúcha, que não encontrou forças para diminuir o marcador.

A equipe argentina aumentou sua vantagem aos 35min, quando Palacio entrou na grande área, pelo lado direito, e chutou cruzado. Saja não segurou a bola e ela sobrou para Riquelme fazer o segundo gol do Boca.
Com o título praticamente assegurado, o Boca Juniors ainda desperdiçou um pênalti aos 39min, após Schiavi derrubar Palermo dentro da área do Grêmio. O atacante argentino, porém, chutou a bola para fora na cobrança.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete