22.7 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Grêmio perde na Vila, mas chega à final de Libertadores

2007-06-06 23:41:00

O Grêmio conseguiu segurar o Santos e garantiu a classificação à sua quarta final de Copa Libertadores da América, na qual tentará o tricampeonato para igualar-se ao São Paulo, maior vencedor brasileiro do torneio. Na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, o time gaúcho foi derrotado por 3 a 1 pela equipe alvinegra em uma partida nervosa e, como venceu no jogo da ida no Olímpico por 2 a 0 e fez um gol fora de casa, avançou à decisão continental.

A classificação gremista mostra que o clube tricolor, apesar das dificuldades, soube lidar com uma situação nova nesta semifinal. Nas oitavas e nas quartas-de-final do torneio, o time jogou a primeira partida fora, perdeu, mas conseguiu a reviravolta no Olímpico com a ajuda de sua torcida. Foi assim diante do São Paulo e do Defensor-URU. Contra o Santos, todavia, a equipe teve que jogar a primeira em seu estádio, mas abriu boa vantagem e soube segurar na volta.

O time comandado por Mano Menezes espera agora a definição de seu adversário na decisão. Boca Juniors-ARG e Cúcuta-COL se enfrentam nesta quinta-feira pelo jogo de volta da outra semifinal do torneio continental. Na partida de ida, a equipe colombiana venceu em casa os argentinos por 3 a 1 e pode até perder por um gol de diferença em Buenos Aires que assegura vaga na final.

Caso o Cúcuta confirme sua vaga, o Grêmio reencontraria uma equipe colombiana na final da Libertadores depois de 12 anos. Em 1995, na última vez em que chegou à decisão, o time tricolor bateu o Atlético Nacional-COL e conquistou seu segundo título da competição internacional. Antes, o clube gaúcho havia conquistado a Libertadores de 1983, sobre o Peñarol-URU, e perdido a taça do ano seguinte, derrotado pelo Independiente-ARG.

Grêmio e Cúcuta já se encontraram nesta edição da Libertadores. Os dois times estiveram no mesmo grupo, do qual o clube de Porto Alegre foi primeiro colocado, com 10 pontos, e o time colombiano terminou no segundo lugar, com apenas um ponto a menos. O possível adversário gremista na final é o responsável pelo único jogo no qual a equipe tricolor não venceu no Olímpico (empate sem gols), e por uma das derrotas fora de casa (3 a 1).

A classificação ratifica ainda o momento de ressurgimento do Grêmio no cenário do futebol internacional. Em 2004, o time viveu um dos piores momentos de suas história ao cair à Série B do Brasileiro, mas ascendeu à primeira divisão no ano seguinte, na competição em que garantiu vaga para esta Libertadores.

Para a segunda partida da semifinal, o treinador Luxemburgo escalou o Santos com uma formação bastante ofensiva. Sem Maldonado, com uma contratura muscular, o comandante alvinegro colocou Rodrigo Souto como único volante, ao lado de Cléber Santana, mais recuado, Pedrinho e Zé Roberto no meio-campo. No ataque, Vanderlei surpreendeu e iniciou o jogo com o jovem Renatinho ao lado de Marcos Aurélio. A outra novidade esteve na zaga, já que Domingos entrou no lugar de Ávalos.

Pelo lado do Grêmio, Mano Menezes escalou Douglas ao lado de Carlos Eduardo no ataque, já que não pôde contar com Tuta, com uma lesão na coxa esquerda, e com Amoroso, suspenso. No meio, apesar de poder contar com a volta de Lucas, o treinador optou por deixar o atleta inicialmente no banco de reservas.

Com um ataque mais leve, o Santos, acompanhado pelos olhares de Pelé, presente no estádio, começou a partida investindo nas jogadas em velocidade e chegou a criar boas chances logo no início. Contudo, o time alvinegro esbarrou no nervosismo e abusou dos passes errados. Assim, o Grêmio aproveitou para reter a posse de bola e administrar o jogo nos minutos iniciais. Aos 23min, Diego Souza recebeu na entrada da área, girou e acertou um belíssimo chute no ângulo da meta de Fábio Costa, abrindo o marcador.

O gol claramente abateu a equipe santista, que não teve o mesmo ímpeto do início para atacar. Mas em dois lances, a história da primeira etapa mudou. Primeiro, William marcou contra para o Santos, mas o gol foi anulado já que Domingos estava impedido. Aos 46min, Renatinho, um dos mais ousados em campo, aproveitou bobeada da zaga gremista e empatou o duelo. Para melhorar a situação alvinegra, o Grêmio perdeu o que restava de seu ataque: Carlos Eduardo saiu de campo lesionado.

No segundo tempo, o Santos voltou mais animado e disposto a pressionar o Grêmio. No entanto, nos minutos iniciais, tinha dificuldade para finalizar com perigo. Assim, Luxemburgo apostou na presença de área e na estrela de Moraes – herói do título paulista -, colocando o atacante no lugar de Pedrinho. Outro que entrou foi Tabata, mas na vaga do lateral Alessandro.

Apesar das mudanças, foi o melhor jogador santista no primeiro tempo quem conseguiu virar o jogo. Aos 15min da etapa complementar, Renatinho aproveitou confusão na área adversária para fazer seu segundo no jogo. O time da Vila seguiu pressionando e, aos 31min, Zé Roberto, da entrada da área, completou para a rede.

Na final, o Grêmio tentará prorrogar a hegemonia brasileira na competição. Nos dois últimos anos, equipes do país foram campeãs em finais nacionais – o São Paulo contra o Atlético-PR, e Internacional sobre o clube do Morumbi. Para este ano, a Conmebol mudou o regulamento às vésperas do início do torneio e evitou nova decisão entre clubes do mesmo país.

Com o resultado final, o Santos, detentor da melhor campanha da fase de grupos, sai da briga pelo tricampeonato da Libertadores – foi campeão em 1962 e 1963 – e não consegue chegar à sua quarta decisão do torneio. Uma classificação aproximaria o atual time das "eras Pelé e Robinho", já que apenas no período em que foi liderado por esses jogadores, o clube conseguiu atingir a final da América.

Esta foi a segunda eliminação consecutiva do Santos para um brasileiro no principal torneio de clubes da América. Em 2005, na última participação antes deste ano, o clube caiu diante do Atlético-PR nas quartas-de-final.

O time da Vila Belmiro volta a pensar agora no Brasileiro. Pela quinta rodada do campeonato, o clube alvinegro enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, neste domingo, às 18h10. Já o Grêmio, provavelmente com uma equipe reserva, encara um dia antes o Vasco, também às 18h10, em São Januário.

SANTOS
Fábio Costa; Alessandro (Tabata), Adaílton, Domingos e Kléber; Rodrigo Souto, Cléber Santana, Pedrinho (Moraes) e Zé Roberto; Renatinho (Jonas) e Marcos Aurélio
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO
Saja; Patrício, William, Teco e Lúcio; Gavilán, Sandro Goiano, Tcheco (Edmílson) e Diego Souza; Carlos Eduardo (Ramon) e Douglas (Lucas)
Técnico: Mano Menezes

Data: 6 de junho (quarta-feira)
Local: estádio Vila Belmiro, em Santos
Horário: 21h45
Árbitro: Carlos Torres (PAR)
Auxiliares: Nicolás Yegro e Manuel Bernal (PAR)
Cartões amarelos: Schiavi (G), Marcos Aurélio (S), Sandro Goiano (G), Cléber Santana (S), Saja (G)
Gols: Diego Souza (G), aos 23min, e Renatinho (S), aos 46min do primeiro tempo; Renatinho (S), aos 15min, Zé Roberto (S), aos 31min do segundo tempo

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Prefeitura de Amambai dá posse a 12 novos servidores aprovados em Concurso Público

Nesta segunda-feira, dia 08, a Prefeitura de Amambai deu...

Enquete