27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Basquete: Lesão misteriosa tira Leandrinho do Pan

2007-06-03 16:04:00

A polêmica do seguro, o direito de curtir as férias, a pressão do Phoenix Suns. Todos esses argumentos ficaram para trás na novela sobre a participação de Leandrinho nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. O novo – e definitivo – capítulo gira em torno de uma misteriosa cirurgia no cotovelo esquerdo. Nos Estados Unidos, ninguém confirma a operação, mas o irmão do jogador afirma que o desfalque é certo para os Jogos do Rio.

– Não dá tempo de ele se recuperar para o Pan. De acordo com os médicos, por ser uma área muito delicada, o tempo de recuperação é como se fosse um playoff inteiro (quase dois meses) – explica Artur Barbosa, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM por e-mail, de Phoenix, nos EUA, onde acompanhou o mata-mata.

Artur segue a carreira do irmão desde o início. Ele foi o principal responsável por fazê-lo jogar basquete, com treinamentos que incluíam exercícios militares e muita disciplina na periferia de São Paulo. As dores no cotovelo vinham incomodando o ala-armador desde a fase regular da NBA.

– Foi cogitada a cirurgia, e os médicos da franquia viram o que poderia resultar desta operação. Ele teria que ficar fora dos playoffs, mas não quis perder os jogos. Na primeira rodada, contra o Lakers, conseguiu jogar, mas na segunda ele sentiu muita dor, com a marcação em cima – conta Artur.

"Acho que não houve divulgação para não mostrar o calcanhar de Aquiles do Leandro, o que facilitaria para o San Antonio" – Artur


Uma nova conversa levantou a possibilidade de a operação ser realizada no meio da série semifinal do Oeste, contra o San Antonio Spurs, mas Leandrinho optou por continuar jogando. Acabou caindo muito de rendimento e amargou a eliminação por 4 a 2. Assim que o time saiu do mata-mata, segundo o irmão, ele foi para a mesa de cirurgia.


Em Phoenix, silêncio e mistério – O lado estranho da história é o fato de o Phoenix Suns não reconhecer oficialmente a operação. Nenhum jornal do Arizona tocou no assunto até agora.

– Acho que não houve divulgação para não mostrar o calcanhar de Aquiles do Leandro naquela fase, o que facilitaria para o San Antonio – justifica Artur.

O normal, nesses casos, é que o próprio time forneça detalhes sobre a lesão, o que não aconteceu. A mãe de Leandrinho, dona Ivete, no entanto, confirmou a cirurgia em entrevista ao jornal "Lance!".

Artur foi um dos maiores incentivadores da jornada do irmão até a NBA. Os dois foram juntos para os Estados Unidos em 2003 e viveram situações delicadas durante os testes. Em Boston, Leandrinho não conseguiu treinar por causa de uma lesão no quadril. O irmão chegou a apelar para métodos tipicamente brasileiros. Confira abaixo trecho do relato do canadense Gregory Dole, intérprete de Leandrinho na ocasião, que publicou histórias da época no blog americano "True Hoop", hospedado no site "ESPN.com":

"Cá estamos de novo em Cleveland. Botar o quadril de Leandrinho para trabalhar é a prioridade número 1 e, mais uma vez, Artur está ao telefone com dona Ivete no Brasil. Não sei exatamente o que eles conversaram, mas em poucos minutos Artur estava na cozinha fazendo remédios caseiros. Decido sair."

"Quando volto, vejo uma grande tigela de pipoca e uma embalagem com ovos. Artur me pede para arrumar uma galinha viva. No estado em que eu me encontrava, optei por não fazer perguntas. Se precisamos de uma galinha viva para fazer as coisas funcionarem, que assim seja. Sempre tive uma queda para soluções médicas homeopáticas, que se dane a medicina moderna! Se uma galinha viva pode consertar um quadril, estou dentro! Sendo assim, saio pela porta e pego um trem para o Mercado West Side de Cleveland."

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete