13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Amambai: União foi sede do Encontro do Laço Comprido

2007-04-17 11:39:00

Sérgio da Luz

                O Clube União Amambaiense foi cede da quarta etapa do encontro estadual do laço comprido de 2007. Aproximadamente 600 laçadores das cidades da região (Paranhos, Cel. Sapuicaia, Tacuru, Aral Moreira, Dourados, Ponta Porã, Amambai entre outras) e dos estados de Santa Catarina e Paraná disputaram as 40 modalidades durante os três dias de competição e festa. Segundo estimativa da organização 12 mil pessoas compareceram no clube durante os três dias.

                Aimoré de Oliveira Lima, da cidade de Laguna Carapã se consagrou campeã do encontro, vencendo a Taça Ouro. A equipe conta com os laçadores Antonio Lima, Carlos Martins, Rodrigo Martins, Robson Rocha e Antonio Jorge. Rancho do Laço de Dourados ficaram com a Taça de Prata e os pontaporanense do Clube Lino do Amaral Cardinal foram os campeões da Taça de Bronze.

                Na categoria individual Ramãozinho – campeão brasileiro – ficou como melhor laçador, pertencente ao clube de Anhanduí, grupo B da federação do Laço, os pontos ficaram para o vice Tiago Cardinal do clube AZ de Ouro de Paranhos.  

                A prova do laço é uma prova de habilidade campeira. O cavaleiro deve laçar a o boi pelos chifres dentro de um limite de 100 m. Vence aquele que conseguir maior número de laçadas. A armada deve medir 8 m, com quatro rodilhas na mão, não podendo retê-la ao laçar.

A Festa – O encontro do Laço Comprido, além de ser uma das competições com maior expressão cultural do MS, é também um grande momento de festa. Esse ano a presença do grupo paranaense Bailanta, agitou a noite de sábado, 14, com os números de ingressos esgotados aproximadamente 1500 pessoas lotaram o salão do clube.

                Este ano a novidade foi parceria com entidades beneficentes da cidade. Cinco entidades participaram: APAE, AVVA (Centrinho), Clube de Mães, Lar do Idoso e Unificam. As entidades receberão parte da arrecadação, além de apresentar para toda a população os trabalhos realizados por elas. No domingo a apresentação de alunos da APAE, que recebem tratamento através da Equinoterapia comoveu a platéia.

                “Agradecemos a todos que de várias formas colaboraram. Aos doadores dos bois os irmãos Nego, Ronan e Vico Silva. A Fabrício de Souza fundamental para a realização da festa, ao prefeito de Amambai Sérgio Barbosa, ao 17º RC MEC, a cooperativa Sicredi, ao Frigorífico Garantia, a todos os comerciantes que apoiaram e a população que prestigiou a festa” comissão organizadora.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete