20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil é candidato único à Copa de 2014

2007-04-12 16:58:00

A Colômbia desistiu da candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2014, o que deixa o Brasil como candidato único para o Mundial, informou a Federação Colombiana de Futebol nesta quarta-feira. A federação enviou uma carta à Fifa informando sobre a renúncia da candidatura colombiana, que foi apresentada em dezembro apesar de o país ter declarado anteriormente que apoiaria o Brasil. 
      
 "Uma vez analisados os temas inerentes à organização da Copa do Mundo Fifa 2014, a Federação Colombiana de Futebol decidiu renunciar à candidatura apresentada no mês de dezembro de 2006 e que muito generosamente foi aceita em seu momento", diz a carta assinada pelo presidente da FCF, Luis Bedoya. 
     
A FCF anunciou que, com a renúncia, reitera seu apoio e total respaldo à candidatura brasileira. A decisão da Fifa sobre o país-sede do Mundial de 2014 acontecerá em novembro. 
     
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, disse que a desistência da Colômbia não significa que o Brasil pode ser considerado a sede da Copa. "Temos que continuar fazendo o dever de casa, cumprindo rigorosamente os prazos e as exigências estabelecidas pela Fifa. Vamos continuar também trabalhando duro e com seriedade para tornar realidade a pretensão do Brasil", afirmou Teixeira, segundo o site da CBF. 
     
A intenção da Colômbia, que contava com o respaldo do presidente Alvaro Uribe, provocou uma rusga com o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, que em março questionou a candidatura. 
      
 Apesar do incidente, Bedoya agradeceu a atitude da Fifa sobre as aspirações da Colômbia. "Em nome do povo colombiano, queremos agradecer a dirigência da Fifa por sua boa vontade para acolher esta proposta que, de alguma forma, nos serviu para consolidar o sentimento e a paixão que nosso país tem pelo futebol", afirma Bedoya na carta. 
      
 A Colômbia desistiu de ser sede do Mundial de 1986, por problemas econômicos, e o evento acabou sendo organizado pelo México.  A Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou em dezembro apoio à candidatura do Brasil para organizar a Copa de 2014. A renúncia da Colômbia põe fim a uma polêmica, já que os críticos questionavam a capacidade do país para organizar o evento e fazer os milionários investimentos que são necessários. 
     
Um dos maiores defensores da idéia, lançada por Uribe em julho de 2006, era o vice-presidente Francisco Santos, que assegurou que era possível conseguir os recursos para adequar os estádios e que o evento permitiria melhorar a imagem do país no exterior e aumentar o turismo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete