21.2 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Romário tem mais um gol descoberto

2007-04-07 10:51:00

O jornal holandês De Volkskrant descobriu mais um gol não-contabilizado por Romário na corrida pelo milésimo e que não estava nas estatísticas oficiais do PSV. O gol foi marcado em um amistoso no dia 3 de agosto de 1990 entre Nieuw Buinen, uma equipe que disputa divisões de acesso na Holanda, e o PSV. O jogo terminou 8 a 1 para o PSV e os gols foram marcados por Vanenburg (2), Chovanec (2), Scheepers (2), Romario e Popescu.
ESPECIAL: Romário 1.000 gols – A partida foi a única na história entre os dois clubes e faz parte da estatística oficial do PSV. O jogo fez parte da preparação do time holandês para a temporada de 1990-91. A matéria do jornal holandês traz o depoimento do goleiro Derk Piebes, do Nieuw Buinen, que confirma ter levado o gol do Baixinho.
Romário jogou no PSV de 1988 a 1993, quando se transferiu para o Barcelona. No ano passado, o Baixinho alterou a sua estatística no clube holandês após o GLOBOESPORTE.COM divulgar uma reportagem mostrando alguns erros na sua lista. Humilde, Romário aceitou diminuir o número de gols pelo PSV – de 174 para 165 gols – após reconhecer erros em quatro partidas (entenda a história).

 Gols encontrados fora da lista do BaixinhoO gol pelo PSV contra o Nieuw Buinen é o terceiro encontrado que não faz parte da lista de Romário. Porém, o atacante anunciou que não vai alterar as suas estatísticas, o que tiraria o peso do histórico milésimo gol.
O pesquisador Alexandre Mesquita encontrou um gol importante e que foi esquecido em todos os levantamentos feitos sobre a carreira do atacante. Trata-se do segundo jogo da final do estadual de juniores contra o Flamengo, no dia 19 de dezembro de 1984, em São Januário. A partida terminou empatada em 1 a 1 e Romário fez o gol do Vasco. Existe, inclusive, o vídeo do gol nos arquivos da Rede Globo. O "gol perdido" não está nas fichas de Romário existentes no departamento técnico do Vasco, cujos registros não citam qualquer jogo do atacante de novembro de 1984 a fevereiro de 1985.
O outro gol descoberto do Baixinho foi descoberto pela Rede Globo e divulgado no programa Globo Esporte do dia 21 de março (assista ao vídeo da reportagem ao lado). A matéria mostrou imagens de um jogo festivo disputado em 04/08/1994, em Cariacica (ES), entre uma seleção capixaba e "Amigos de Romário".
O Baixinho fez um gol, de pênalti, no segundo tempo. A partida teve venda de ingressos, súmula e árbitro da federação local.
Se contasse os três gols encontrados por pesquisadores, Romário já teria 1.002 gols. O milésimo gol teria sido marcado, então, na vitória do Vasco sobre o Boavista, pelo Campeonato Carioca, no último dia 17 de março.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete