24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 vão começar pela Ásia

2019-03-06 15:02:00

A Fifa revelou na segunda-feira que as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 vão começar pela Ásia, no mês de junho, faltando três anos e cinco meses para o início do Mundial que será disputado no Catar. Para os demais continentes, os detalhes da programação ainda estão sendo ajustados.

SAIBA MAIS
Infantino define junho como prazo para decisão sobre expansão da Copa de 2022

Catar reformula futebol, vira potência na Ásia e sonha com a Copa de 2022

Catar sobe 38 posições em ranking da Fifa após triunfo na Copa da Ásia

Fifa anuncia Infantino como único candidato à presidência na eleição em junho

Fifa cria companhia e dividirá organização da Copa de 2022 com o Catar

O anúncio foi feito após reunião do Comitê Organizador de Competições, liderado por Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, em Zurique. Os dirigentes evitaram projetar datas para o início das Eliminatórias nas demais confederações em razão de questões políticas que ainda envolvem a futura Copa.

A principal se refere ao tamanho do Mundial: se terá 32 ou 48 seleções. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, já defendeu publicamente mais de uma vez uma versão ampliada do Mundial. Mas sofre rejeição por parte dos organizadores locais do Catar.

A futura sede do Mundial não quer dividir parte do evento com outros países. Além disso, teria dificuldade para fazê-lo porque tem diferenças diplomáticos com a maior parte dos seus vizinhos no Oriente Médio.

Pesa também a questão logística. O Catar já está construindo oito estádios para receber 64 jogos de uma Copa programada para ter 32 seleções. Para um evento maior, com 48 times, o ideal seriam 12 arenas, para 80 partidas.

Diante desta indefinição, que afetaria totalmente o planejamento das Eliminatórias, o Comitê da Fifa decidiu revelar somente a programação inicial da competição classificatória na Ásia. Na América do Sul, a Conmebol havia anunciado de forma antecipada, mas ainda não oficial por parte da Fifa, que as Eliminatórias seriam realizadas entre março de 2020 e março de 2022.

VAR

Na mesma reunião, o Comitê Organizador de Competições da Fifa disse aprovar e sugerir o uso do árbitro de vídeo no Mundial Feminino, marcado para junho e julho deste ano, na França. A decisão deve ser acatada pelo Conselho da Fifa, instância máxima da entidade, em reunião agendada para este mês.

"Estamos confiantes em propor o uso do VAR na França para o Conselho da Fifa, pois estamos muito otimistas sobre a implementação", declarou o vice-secretário-geral da Fifa para o Futebol, o croata Zvonimir Boban.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete