22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Amambai: Ciclismo busca maiores conquistas em 2008

2008-01-16 08:57:00


Sérgio da Luz

Em tempos de férias o que se pensa é em descansar. Menos a equipe de Ciclismo de Amambai; são quase todas as noites, vários quilômetros percorridos pelas bicicletas. O encontro inicial começa na Avenida Nicolau Otano, saída para a cidade de Caarapó. Todo esse exercício é para dois objetivos: fazer bonito nas competições deste ano e alimentar esse saudável esporte.

Em 2007 o ciclismo conquistou importantes títulos, considerado por todos, o melhor ano do esporte. Mas a principal conquista foi fora das pistas, com a criação da Associação de Ciclismo de Amambai (ACA). Com ela, os ciclistas conseguiram o tão desejado apoio e realizaram duas provas, com nível de organização e planejamento comparado aos principais circuitos estaduais.

A primeira aconteceu em julho, quando o jovem Marcelo Keitel, de Amambai, sagrou-se campeão da principal categoria, a Speed Elite, batendo os demais corredores da região. Na segunda corrida, em setembro, prevaleceram os corredores de Dourados, que levaram o caneco nas três categorias disputadas.

Fora de casa, a equipe da ACA também fez bonito, começando no mês de março, com o segundo, terceiro e quarto lugar, com Marcelo Keitel, Carlos Rodrigues e Mauro Ortiz, respectivamente, obtidos na Copa Metropolitana de Ciclismo, em Campo Grande.

No mês de junho outra conquista: Carlos Rodrigues faturou o primeiro lugar na segunda etapa da Copa Ciclística de Pedro Juan Cavallero, no Paraguai.

Em Agosto foi a vez de Mauro Ortiz trazer o caneco. O jovem venceu a “Primeira Prova Integração de Ciclismo” , na categoria Moutain Bike.

Em setembro, Carlos Rodrigues garantiu a conquista da Primeira Prova Ciclística de La Fontera, na categoria Moutain Bike, em Pedro Juan Cavallero, no Paraguai, ao vencer a terceira etapa. O ciclista havia vencido a segunda etapa, superando os demais 40 ciclistas participantes.

Fechando o ano, o ciclismo conheceu a força de uma família. Os irmãos Carlos Rodrigues Cezare, irmãs Karina e Bruna Cezare. Eles representaram bem o município no 2º GP Regional de Estrada de Ciclismo, em Dourados. Carlos ficou com a quinta colocação, na categoria Open, enquanto que suas irmãs, Karina e Bruna Cezare, ficaram com a segunda e terceira colocação, respectivamente, no naipe feminino.

Para 2008 – Para este ano, conforme o presidente da ACA, Urias Alvez, está sendo elaborado entre as associação de ciclismo das cidades do Cone Sul, o primeiro campeonato Cone Sul de Ciclismo. “Esse campeonato terá várias provas entre as cidades participantes e abrangerá toda a região do Cone Sul do estado”, explica Alvez. O campeonato está em fase de anaálise e, se confirmado, poderá ter a primeira etapa no mês de fevereiro. Amambai possivelmente sediaria uma etapa.

Além do Campeonato Cone Sul, o município sediará as duas tradicionais corridas Copa Cidade de Ciclismo, podendo ainda criar mais uma ou duas outras corridas.

Atualmente a equipe que representa a cidade, conta com cerca de 15 participantes, entre eles algumas mulheres e, para Urias Alves, o esporte tende a aumentar os adeptos cada vez mais. “Desde que começamos a andar pelas ruas, vem aumento o número de pessoas interessadas em praticar esse esporte, embora não seja um esporte de massa como o futebol, o ciclismo agrega pessoas interessadas na prática de esporte, que nem sempre se preocupam em competição, mas sim em somente pedalar”, comenta.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete