33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Campeonato Estadual do Laço Comprido inicia em fevereiro

2008-01-15 10:40:00

Sérgio da Luz

O início do Campeonato Estadual de Laço Comprido, grupo C, que reúne clubes do Cone Sul do Mato Grosso do Sul, está previsto para o dia oito de fevereiro, no Clube Querência do Sul, em Dourados. A data inicial era no fim de semana passado, mas devido a contratempos foi adiado para o próximo mês.

O campeonato reúne dez equipes de onze cidades. A novidade deste ano fica por conta da União dos Clubes de Amambai. O clube Sentinela de Amambai deixou de existir e se uniu ao União Amambaiense. A festa do mês de julho, realizada pelo Sentinela, não será realizada.

Além da abertura do campeonato, o mês de fevereiro receberá a festa do Lino de Amaral Cardinal (Ponta Porã); em março, a Cidade de Cel. Sapucaia receberá a festa no Clube Portão da Fronteira. Em Abril será a vez do União Amambaiense (Amambai), que pelo terceiro ano, leva o título de melhor festa do estado, manter a tradição. No mês de maio a equipe campeã estadual de 2007, A Carreta, (Tacuru) estará recebendo a quinta etapa. Em junho é a vez do Três Irmãos, de Ponta Porã, receber os laçadores. Em julho, uma pausa. Os cavalos voltam a levantar poeira em agosto, quando a etapa segue para a cidade de Aral Moreira, no Clube Olintho Cardinal de Jesus. Em setembro, as atenções se voltam para a cidade de Dourados, na oitava etapa, no Clube Rancho do Laço. Na reta final, no mês de outubro, em Laguna Caarapã, o Clube Aimoré de Oliveira Lima recebe a competição. A última etapa, fechando com chave de ouro a competição, o Az de Ouro (Paranhos) será sede final do grupo C. Os seis melhores clubes de cada grupo seguem para a etapa final, a Copa do Laço, realizada em dezembro, na capital, Campo Grande, onde sai o campeão estadual 2008.

As competições do laço são conhecidas pela grande expressão cultural e regional, sendo a maior atividade esportiva praticada no estado. A prova do laço é uma prova de habilidade campeira. O cavaleiro deve laçar o boi pelos chifres dentro de um limite de 100 m. Vence aquele que conseguir maior número de laçadas. A armada deve medir 8 m, com quatro rodilhas na mão, não podendo retê-la ao laçar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete