Gazeta de Amambaí


Domingo, 16 de Setembro de 2018 às 20:26

Atletismo de Amambai tem participação histórica nos JEMS/JOJUMS

Em Corumbá foram 17 medalhas com direito a quebra de recorde estadual e conquista de 7 vagas para representar o Estado nos jogos estudantis nacional.

Clique na Imagem para ampliá-la

O atleta Yuri Moreira Benites, 1ª nos 75 metros e 1ª e recordista estadual na prova do lançamento do dardo dos JEMS 2018 e abaixo os demais medalhistas amambaienses no pódio nos JEMS/JOJUMS em Corumbá. (Fotos: Lígia Machado/Sedesc)

Vilson Nascimento

O atletismo de Amambai teve neste final de semana em Corumbá, uma participação histórica nos JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul) e nos JOJUMS (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul).

Foi batendo recorde de medalhas conquistas em uma só edição das competições estadual e também teve amambaiense proporcionando quebra de recorde sul-mato-grossense em prova individual.

Nos dois dias de competição as representações de Amambai conquistaram na cidade da fronteira com a Bolívia, 17 medalhas, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze.

Nesse domingo, 16 de setembro, o atleta Yuri Moreira Benites, da Escola Guarani Municipal, que no sábado (15) já havia conquistado a medalha de ouro na prova dos 75 metros, venceu a prova do arremesso do dardo e colocou seu nome na história dos JEMS ao bater o recorde da prova na competição estadual, lançando 47 metros e 41 centímetros.

“Quebrar esse recorde era um objetivo e consegui”, disse Yuri ao seu técnico, o professor de educação física Miller Samorio. O atleta deverá representar o Mato Grosso do Sul nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) em duas provas, 75 metros e no dardo.

Além de Yuri Benites, outros cinco atletas, quatro da categoria JEMS, que reúne atletas com idades de 12 a 14 anos e um da categoria JOJUMS para atletas de 15 a 17 anos, garantiram a vaga para representar o atletismo de Mato Grosso do Sul nos JEBs e Jogos da Juventude Brasileiros.

Esse é um número recorde de representantes de Amambai classificados para compor a seleção de MS nas competições nacionais.

Amambai também faturou por equipe

Na pontuação, somando o quadro de medalhas, a delegação de Amambai, que em Corumbá foi chefiada pelo Assis Amaral, representante da Sedesc (Secretaria de Desporto e Cultura) da Prefeitura de Amambai, ficou na segunda colocação geral do Estado na categoria JEMS.

A equipe de alunos/atletas da Escola Pólo Mbo’eroy Guarani, a “Escola Guarani Municipal” da aldeia Amambai, foi coordenada no atletismo os JEMS/JOJUMS 2018 pelo professor de educação física Miller Samorio.

A Escola Municipal Flávio Augusto Derzi, da Vila Limeira pela professora de educação física Lucenir de Matos Sabiá e a Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa pela professora de educação física Marilei Mendonça.

“O atletismo vem se destacando cada vez mais, levando o nome do nosso município ao pódio.  Temos aqui atletas de alto nível, que se destacam graças à dedicação e o acompanhamento de seus professores, mostrando assim, a importância em apoia-los em eventos como o JEMS e JOJUMS, entre os demais que eles participam”, disse a também professora de educação física e secretária de desporto e cultura em Amambai, Lígia Machado.
Segundo Lígia, em conversa com o professor Miller Samorio e o bioquímico Marco Aurélio Bampi que foi atleta e é apaixonado pelo atletismo, levantou-se a iniciativa de se estudar uma parceria para escolinha de atletismo. “Acredito que essa parceria, sendo colocada em prática, será um grande salto para consolidar apoio aos que já praticam a modalidade e para o incentivo para o surgimento de novos atletas”, destacou a secretária.

Veja os medalhistas amambaienses por prova em Corumbá

75m com barreira- 1º Marlon Mendes Benites- Escola Guarani Municipal (JEMS

Arremesso do disco- 1º Jarlon Caetano- E.E Dr. Fernando Corrêa da Costa (JEMS)

75 metros rasos masc- 1º Yuri Moreira Benites- Escola Guarani Municipal (JEMS)

75 metros rasos fem- 1ª Gleice Kelly Escola Municipal Flávio Derzi (JEMS)

Lançamento do dardo masc- 1º Yuri Moreira Benites (JEMS)- RECORDE

Lançamento do dardo fem- 1ª Staiza Alves- Escola Guarani Municipal (JEMS)

Lançamento do dardo-1º Ediudo Amarilha, da Escola Guarani Municipal (JOJUMS)

Arremesso do peso- 2º Igor Barrios- Escola Guarani Municipal (JEMS)

Santo em distância fem-2º Daniele Maciel- E. E Dr. Fernando Corrêa da Costa (JOJUMS)

Lançamento do disco- 2º Ediudo Amarilha, da Escola Guarani Municipal (JOJUMS)

100 metros rasos- 2º Daniele Maciel- E. E Dr. Fernando Corrêa da Costa (JOJUMS)

Lançamento do dardo masc- 2º Joelson Borvão- Escola Guarani Municipal (JEMS)

Revezamento 4x75 masculino- 2º Amambai (JEMS)

75 metros fem- 3ª- Sandy Gonçalves- Escola Guarani Municipal (JEMS)

Arremesso do peso- 3º Jarlon Anastácio- E.E Dr. Fernando Correa da Costa (JEMS)

Lançamento do dardo msc- 3º Marlon Mendes Benites- Escola Guarani Municipal (JEMS)

Revezamento 4x400 misto- 3ª Amambai (JOJUMS)

Fonte: A Gazeta News

Veja mais fotos:

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Esporte

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.