24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mulher saudita pilota Formula 1 para marcar fim de proibição

2018-06-24 23:01:00

Aseel Al Hamad quebrou uma escrita neste domingo (24) ao dirigir um carro de Fórmula 1 antes do GP da França.

A volta dada no cicuito de Le Castellet aconteceu no dia em que foi suspensa uma proibição que impedia mulheres de dirigirem no país saudita.

Aseel dirigiu um Renault 2012 como parte de um desfile de veículos da montadora francesa, em comemoração à volta da organização da corrida. Com esse carro, Kimi Raikonen ganhou o GP de Abu Dhabi de 2012.

“Hoje não é só uma celebração de uma era de mulheres ao volante, mas também o nascimento de uma era de mulheres no esporte a motor na Arábia Saudita", disse Hamad.

“O que mais espero é ver uma próxima geração de jovens garotas experimentando os esportes a motor. Eu gostaria de vê-las treinando e levando o esporte a sério como carreira. Essa vai ser, de verdade, a minha maior conquista.”

Hamad é a primeira membro mulher da Federação de Esporte a Motor da Arábia Saudita e da Comissão Mundial de Esporte a Motor (WMC, na sigla em inglês), um órgão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A primeira vez que ela dirigiu o carro foi em uma sessão de treinos, no mesmo circuito, em 5 de junho.

“Eu sempre gostei de automobilismo e dirigir um Formula 1 vai muito além das minhas expectativas", disse ela. “Eu espero que o fato de eu ter pilotado no dia em que a proibição de mulheres dirigirem na Arábia Saudita foi revogada mostre a elas o que é possível fazer quando se tem paixão e espírito sonhador.”

Michèle Mouton, ex-piloto de rally e presidente da WMC, disse esperar que o exemplo de Hamad possa ajudar a pavimentar o caminho para outras mulheres.

As mulheres sauditas puderam começar a dirigir à meia-noite de sábado, encerrando a única sanção mundial pela proibição de mulheres ao volante, vista por muito tempo como um símbolo da repressão às mulheres no reino no país muçulmano. 

A suspensão da proibição, ordenada em setembro último pelo Rei Salman, é parte da pressão de seu filho, o príncipe Mohammed bin Salman, em uma tentativa de transformar a economia do maior exportador de mundial de petróleo, além de abrir um pouco sua fechada sociedade.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete