21.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Sorteio de grupos da Libertadores será realizado hoje

2007-12-19 07:33:00

A bola só começa a rolar no mês que vem, mas a Taça Libertadores de 2008 dá nesta quarta-feira seu pontapé inicial. A Conmebol realiza, em sua sede em Assunção, o sorteio que define os confrontos e os grupos da competição. Fluminense, São Paulo, Santos, Flamengo e Cruzeiro tentam trazer o 14.º título para o Brasil.

E vão enfrentar várias pedreiras pela frente. O torneio está repleto de tradicionais equipes do futebol sul-americanos, além de clubes que não estão acostumados a participar da Libertadores, como o paraguaio Sportivo Luqueño ou o peruano Coronel Bolognesi.

São 38 times no total, 33 já definidos. Restam ainda cinco vagas disputadas entre duas equipes mexicanas, uma colombiana, uma boliviana e uma chilena. Na primeira fase, 12 times brigarão por seis lugares na chave de grupos. E é aí que a competição começa a pegar fogo.

O Cruzeiro é o único brasileiro que vai ter de passar pelo mata-mata inicial. As demais equipes são cabeças-de-chave e não vão se encontrar na segunda fase. Os outros quatro cabeças-de-chave são todos argentinos: Boca Juniors, Estudiantes, San Lorenzo e River Plate.

No ano passado, o Grêmio foi o melhor brasileiro colocado e só não conseguiu superar o Boca na grande decisão. São Paulo, Paraná e Flamengo caíram nas oitavas-de-final, o Santos foi eliminado na semifinal e o Internacional, então atual campeão, deu vexame e não passou da fase de grupos.

A expectativa dos brasileiros, como sempre, é a de fugir das partidas na altitude. Jogar contra a LDU, nos 2.800 metros de Quito, nunca é uma boa pedida. Outros times também têm complicado a vida das equipes nacionais ultimamente, como o chileno Audax Italiano e o Libertad.

Atual bicampeão paraguaio, o Libertad chegou nas quarta-de-final neste ano e nas semifinais em 2006. A torcida já começa a sonhar mais alto. "No ano que vem vamos ser campeões mundiais", exagera um comerciante paraguaio.

O Libertad já não pode ser considerado surpresa e não será zebra se beliscar o título. Mas corre por fora no torneio que conta com tradicionais times: os sempre favoritos argentinos e brasileiros, que no total já levaram 34 cobiçados troféus.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete