17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Argentinos sofrem, mas estão na final do Mundial de Clubes

2007-12-12 12:30:00

G1O Boca Juniors sofreu, mas bateu o Etoile Sahel, da Tunísia, por 1 a 0, gol de Cardozo, e está na finalíssima do Mundial de Clubes. O time argentino enfrentou uma equipe mais perigosa do que esperava, não teve boa atuação e ainda jogou com um homem a menos desde os 20 do segundo tempo. Mas confirmou o grande favoritismo diante do modesto campeão africano e saiu classificado do Estádio Nacional de Tóquio.
O adversário do Boca na final de domingo será conhecido nesta quinta entre o Milan de Kaká e o Urawa Red Diamonds do brasileiro Washington. As duas equipes disputam às 8h30 (de Brasília) em Yokohama o direito de encarar os argentinos.

Equilíbrio inesperado  – O Boca entrou em campo sem sua maior arma: Riquelme, que não pode disputar o Mundial. Ele estava no banco, como espectador especial, para dar apoio moral aos colegas. A torcida estava a favor, empurrada pelos 1.200 argentinos que se dispuseram a encarar a longa viagem de avião até o Japão. Mas não foram suficientes para completar as arquibancadas – o estádio estava cheio de lugares vazios.

O Etoile não estava nem aí. Começou melhor e com mais posse de bola num início sem muitas emoções. O Boca, que jogava com shorts amarelos, não se encontrava. Errava passes e não conseguia impor seu jogo. Será que a zebra, que afinal é um bicho africano, ia pintar para dar uma força a seus conterrâneos?

Parecia possível. Mesmo quando, aos 10 minutos, os tunisianos perderam Ogunbiyi, substituído por Gharbi, não deixaram o ritmo cair. Aos 13, em cobrança de escanteio, quase saíram na frente.

O Boca tentava se organizar, e o jogo ficou mais disputado. Aos 20 minuitos, o árbitro já havia distribuído três amarelos, sendo dois para os argentinos, que praticamente não conseguiam chegar ao ataque.

Mas a categoria sobressaiu e, mesmo sem mostrar muito futebol, o Boca abriu o placar. Palacios, aos 36, fez bela jogada pela esquerda e tocou para Neri Cardozo, que recebeu quase dentro da pequena área e chutou forte para marcar.

O Etoile pareceu sentir o golpe, mas em poucos minutos retomou seu ritmo e voltou a levar perigo. Aos 43, quase saiu o empate. Charmiti, que não vinha bem, entrou na área e chutou, para boa defesa de Caranta.

Segundo tempo para secar argentinos  –  O segunda etapa começou mais animada. Aos 5, em bola alçada na área, o Sahel quase empatou, mas a cabeçada caprichosamente saiu por cima do travessão. Cinco minutos depois, foi a vez de o Boca quase ampliar.

Os tunisianos seguiam no jogo e corriam atrás do empate. Mesmo com maior posse de bola nos pés argentinos, não se intimidaram e continuaram a encarar o poderoso adversário de igual para igual. Aos 17, Caranta voltou a evitar o gol em chute de Gharbi no canto, e aos 19, Narry entrou sozinho na área, mas se enrolou diante da zaga.

As esperanças do Etoile aumentaram aos 20, quando Vargas, que tinha cartão amarelo, fez falta violenta no ataque e foi mandado para o chuveiro. Os tunisianos cresceram e passaram a chegar com mais perigo, mas foi o Boca que quase ampliou quando o árbitro deixou de marcar pênalti claro numa jogada de contra-ataque aos 35.

Até o fim, o jogo continuou com a mesma cara. O Etoile correndo atrás sem muita competência, e o Boca perigoso em contragolpes. Em alguns lances, o gol ficou bem próximo, mas, no fim, venceram a categoria e a tradição de uma das maiores equipes do mundo. O Boca, mais uma vez, está na final, e vai lutar merecidamente no domingo por seu quarto título mundial.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete