19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Cene é citado em denúncia de manipulação de resultados

2007-11-13 00:01:00

Uma gravação telefônica, veiculada por um programa dominical de televisão, mostra um suposto dirigente do Cene pedindo ajuda a Onaireves Moura, ex-presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF) detido no começo da última semana, com mais oito pessoas, sob acusação de desviar dinheiro da arrecadação dos jogos naquele Estado e manipular resultados.

No trecho da gravação, o dirigente cenista pede a Moura um ponto na partida entre Bragantino e Cene, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série C, em 05 de agosto. “Nós estamos precisando de você hoje, eu preciso de um ponto só, um empate”, diz a voz atribuída a um dirigente do Cene. Moura parece consentir: “ah, um empatezinho só”. Ao furacão amarelo, bastava um empate para garantir vaga na próxima fase da competição. Mas em campo, o Cene foi derrotado pelo Bragantino por 2 a 0 em Bragança Paulista. Já o Águia Negra, concorrente direto, bateu o Sertãozinho por 3 a 2 e ficou com a vaga. O árbitro de Cene e Bragantino foi João Batista Arruda, do Rio de Janeiro.

Ex-deputado federal, Onaireves Moura já havia sido preso outras duas vezes, sob acusação de falsidade ideológica, sonegação de impostos e formação de quadrilha. Segundo as investigações da “Operação Cartão Vermelho”, da Polícia Federal, Moura é proprietário da empresa Confiar, que fiscalizava a renda das partidas, mas que na verdade pegava o dinheiro para si. Estima-se que R$ 5 milhões teriam sido desviados da FPF.

Na gravação apresentada no último domingo, não é identificado o nome do suposto dirigente do clube sul-mato-grossense. O presidente do Cene, Paulo Teles, afirma desconhecer o fato e que nenhum membro da diretoria tem ligação com Onaireves Moura. “Não temos contato nem amizade com ele”, disse. Segundo Teles, se a manipulação tivesse sido confirmada, o Cene teria avançado à próxima fase da Série C na ocasião. “Isso é especulação, uma tentativa de enganar as pessoas, fato muito comum no futebol”, coloca Teles.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete