29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Assembleia vai votar a ampliação do programa bolsa-atleta em MS

2017-05-14 19:01:00

A Assembleia Legislativa marcou para próxima terça-feira (16), a votação em definitivo do projeto que amplia e reformula o programa "Bolsa-Atleta", melhorando os benefícios ao atletas de nível nacional, além de criar uma ajuda e incentivo aos técnicos, responsáveis pelo treinamento e formação destes jovens.

A direção da Fundesporte (Fundação de Desportos e Lazer de Mato Grosso do Sul) inclusive está convidado a comunidade esportiva, para participar desta sessão no legislativo, a partir das 10h, no Parque dos Poderes, com a intenção de prestigiar as mudanças no programa, propostas pelo governo estadual.

O objetivo das mudanças é além de corrigir distorções das edições passadas, também ajudar os atletas para que tenham mais tempo para se dedicar aos treinos e competições e desta forma melhorar os resultados tanto no âmbito regional, como nacional.

O atual programa vetava o benefício ao atleta, que já tinha a bolsa em nível municipal ou federal. Agora quando ele atingir este nível (nacional), deve-se ajudar mais, para que tenha dedicação integral, um cardápio alimentar compatível e o volume de treinos mais qualificados.

Técnicos – Os treinadores também serão incluidos nos benefícios, concessão do "bolsa técnico", que permite a este profissional também receber o devido apoio do Estado, por desenvolver e descobrir o talento de novos atletas, além de promover os treinamentos, tendo seu trabalho reconhecido.

“Estamos ansiosos, assim como atletas e técnicos. Queremos que o projeto seja aprovado e encaminhado para sanção do governador do Estado, o mais rápido possível para que possamos dar início à regulamentação e ao processo de seleção”, ressaltou o professor Domingos Sávio da Costa, responsável pela Bolsa-Atleta.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, esta reformulação no programa será um "marco", para o esporte de Mato Grosso do Sul. "Todos os segmentos do esporte passam a ser contemplados, desde a iniciação esportiva com o atleta escolar até o atleta de alto rendimento que compete em altíssimo nível. Isso sem contar que vamos conceder ajuda de custo ao técnico".

Categorias – A bolsa-atleta passa a ser dividida em três categorias: estudantil, nacional e pódio complementar. A primeira contempla destaques em competições estudantis nacionais e internacionais, de 12 a 17 anos. Já a segunda (nacional) é direcionada a talentos que já brilham em competições nacionais, tendo idade mínima de 14 anos.

O pódio complementar tem como público-alvo os atletas de ponta que recebem bolsa-atleta federal. A intenção é propiciar mais um suporte financeiro para os que atuam em alto rendimento. Já o auxílio aos técnicos vai atingir os profissionais de educação física, que treinam os atletas. Esta ajuda financeira tem validade de um ano, depois o beneficiado concorre novamente a bolsa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete