13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Com seis convidados, Copa América do Brasil terá 16 participantes

2017-04-26 02:01:00

A Copa América de 2019, a ser disputada no Brasil, terá 16 participantes. A proposta foi apresentada nesta terça-feira pela CBF ao Conselho da Conmebol, em Santiago, que aprovou a ideia. O torneio terá os 10 integrantes da Conmebol (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela) e mais seis convidados a serem definidos.

Provavelmente estarão presentes seleções da Concacaf, que historicamente já participam da Copa América. Uma das propostas é convidar países latinos da Europa, como França, Espanha, Itália e Portugal. Também existe a possibilidade de completar os 16 participantes com seleções asiáticas.

O principal argumento a favor da globalização da Copa América é financeiro – assim como havia sido no inchaço da Copa do Mundo, que passou de 32 para 48 seleções. Mais times, mais jogos, mais dinheiro. A competição deve ficar concentrada no Sudeste e terá apenas arenas utilizadas na Copa do Mundo de 2014.

A Conmebol descartou os planos de fazer a Copa América com 10 e com 12 países. Embora a formação de um Comitê Organizador da Copa América não tenha sido discutida durante as reuniões em Santiago, é certo que seu presidente será Rogério Caboclo, diretor executivo da CBF. Ele já havia trabalhado no COL da Copa do Mundo de 2014.

Como o GloboEsporte.com revelou, a Copa América do Brasil será a última realizada em anos ímpares. Em 2020 haverá um torneio nos EUA, nos moldes da Copa América Centenário de 2016. daí para a frente, serão sempre de quatro em quatro anos (2024, 2028, 2032, sempre no mesmo período, mas não necessariamente nas mesmas datas que a Eurocopa).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete