21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Andrade continua à frente do Timão; impeachment não é votado

2017-02-21 06:32:00

Roberto de Andrade continuará na presidência do Corinthians. Em reunião realizada nesta segunda-feira à noite no Parque São Jorge, o Conselho Deliberativo do Timão nem chegou a votar o impeachment do dirigente.

Em votação prévia, da admissibilidade do mérito da questão, a interrupção do processo venceu por 183 a 81 – além de um voto em branco e um nulo. Assim, a princípio, ele cumprirá seu mandato à frente do Timão até fevereiro de 2018. A oposição promete recorrer da decisão.

– Desde o começo, esse processo é triste e muito ruim para o clube. O presidente errou na administração, em algumas atitudes, mas não cometeu dolo. Graças a Deus, o Conselho é soberano e decidiu assim. Mas é óbvio que, no Corinthians, do tamanho que é, o presidente tem que delegar e dividir poderes. É importante que ele (Roberto de Andrade) tenha entendido isso e a partir de agora comece a mudar – disse o ex-presidente Andrés Sanchez logo após a divulgação do resultado.

+ Presidente promete dialogar "com as pessoas de bem" no Corinthians

– Nós ficamos preocupados porque o Corinthians vai sangrar durante esse tempo todo. O presidente não tem condições de continuar da forma como está. Os conselheiros que queriam o afastamento fizeram a sua parte. Infelizmente, o Conselho entendeu que ele deve continuar. A situação é difícil, as contas estão aí para pagar. Não teve dinheiro para pagar o 13º, nós estamos com quase 50 jogadores… Infelizmente, as coisas não vão mudar agora – afirmou o conselheiro oposicionista Osmar Stábile.

No Corinthians, do tamanho que é, o presidente tem que delegar e dividir poderes. É importante que ele tenha entendido isso e a partir de agora comece a mudar

Andrés Sanchez, ex-presidente

O processo de impeachment começou depois que Roberto de Andrade assinou uma ata de assembleia e o contrato do estacionamento da arena antes de assumir o cargo de presidente. Um deles, no dia 10 de janeiro e outro em 5 de fevereiro de 2015. Ele só foi eleito presidente em 7 de fevereiro daquele ano, o que caracteriza falsidade ideológica.

Em novembro do ano passado, um grupo de 63 conselheiros protocolou no Conselho um requerimento pedido a abertura do processo de destituição do presidente. Os documentos foram analisados pela Comissão de Ética e Disciplina, que deu parecer contrário à saída. Mesmo assim, o processo seguiu para a votação dos conselheiros.

Roberto de Andrade alegava que houve um erro administrativo pela não alteração das datas dos documentos em questão para o período em que ele já havia sido eleito. Ele nega que tenha havido má fé e assegura que o clube não teve prejuízo financeiro com os equívocos.  

O Corinthians vai sangrar durante esse tempo todo. O presidente não tem condições de continuar da forma como está. Infelizmente, as coisas não vão mudar agora

Osmar Stábile, conselheiro da oposição

O dirigente passou os últimos meses trabalhando nos bastidores do clube para não perder a maioria do conselheiros. Publicamente, lideranças políticas do Corinthans, como o vice-presidente André Luiz Oliveira, o André Negão, e o ex-presidente Andrés Sanchez, diziam ser contrários à troca do presidente. 

Mesmo com o fim do processo, Roberto não deve ter dias muito mais tranquilos no Corinthians. A gestão dele continua sendo bastante criticada pela oposição e até por antigos aliados. Para tentar esfriar o clima, o dirigente deve anunciar novos diretores nas próximas semanas.

Roberto três metas a cumprir até o fim do mandato: conseguir bons resultados no futebol, amenizar a crise financeira e fechar um novo acordo com o BNDES pelo pagamento da construção da arena – a parcela mensal deve cair de R$ 5 milhões para R$ 3 milhões, aumentando o prazo de pagamento de 12 para 20 anos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete