20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Amambai:Curso de xadrez reuniu mais de 200 alunos

2007-10-28 06:28:00

Vilson Nascimento

Um total de 210 alunos, mais que o dobro do número previsto inicialmente pelos organizadores, participaram do curso de xadrez, realizado de quinta-feira (25) a sábado (27) na FIAMA (Faculdades Integradas de Amambai).

Veja fotos do encerramento do curso no quadro "Holoforte" ao lado

O curso, que teve a abertura na tarde de quinta-feira com a presença do diretor-presidente da Fundesporte Dirceu Lanzarini, foi promovido pelo Governo do Estado, através da Fundesporte (Fundação de Deporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Federação de Xadrez de MS e a direção da FIAMA em Amambai e teve duração de 30 horas/aula, contando com a participação de professores e acadêmicos de educação física e de alunos das escolas públicas e particulares de Amambai.

Segundo as diretoras do curso em Amambai, as professoras Célia Cordeiro Deluna e Maria Cristina Delgado integrantes da Fundesporte, o curso, que durante dos três dias teve a supervisão da Federação de Xadrez do Estado, teve três estágios, o primeiro mais aprofundado sobre o esporte com a participação dos professores e acadêmicos de educação física, outro foi uma clínica de aperfeiçoamento do esporte envolvendo todos os alunos e no encerramento, que aconteceu na tarde do sábado, foi realizado um torneio envolvendo todos os alunos onde os vencedores, além de receberem um certificado especial, também receberam um kit com mochila, apostila e caneta.

Federação destaca interesse pelo esporte- No encerramento do curso o presidente da Federação de Xadrez de Mato Grosso do Sul, Orlando Silvestre que também esteve em Amambai acompanhando os trabalhos, disse ter se surpreendido pelo grande interesse da população, principalmente dos jovens pelo esporte no município.

“Fiquei surpreso pelo grande número de participantes. Inicialmente havíamos estimado a participação de no máximo 100 alunos, mas chegando aqui foi uma surpresa total. Tivemos mais de 200 participantes que seguiram atentamente o curso do início ao fim”, disse entusiasmado Orlando Silvestre ao relatar que em um curso da mesma natureza realizado recentemente em Naviraí, município com 30% mais habitantes que Amambai, contou com apenas 40 participantes.

Também estiveram presentes acompanhando o encerramento do curso na tarde do sábado, a diretora da FIAMA, Nanci Pissini, a professora e coordenadora do curso de administração da faculdade, Brasília Neves Farias, o “Cida” e o professor de educação física de Amambai Roberto Corrêa, o “Robertão”.

A modalidade de xadrez, esporte pouco comum na região, começou a ser difundido em Amambai após a inclusão, por parte da Fundação de Desporto e Cultura (Fundesc) de Amambai, nos Jogos Intercolegiais, realizados anualmente no município.




Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete