21.2 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Estudantes de MS tem desempenho acima da média nacional em avaliação

2016-12-07 13:19:00

Mato Grosso do Sul ficou entre os 11 primeiros estados com melhor resultado na proficiência média dos jovens estudantes em ciências, leitura e matemática na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Resultados foram divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Pisa é considerado a mais importante a avaliação internacional de educação básica. Estudo é coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avaliou alunos entre 15 e 16 anos de 70 países, incluindo o Brasil, nas áreas de ciências, matemática e leitura. 

Brasil, que teve uma das piores médias e ficou entre as últimas posições no ranking mundial. No estado, teste foi aplicado em 30 escolas, entre públicas e privadas, e participaram 829 estudantes.

Entre as áreas avaliadas, Mato Grosso do Sul teve melhor resultado em leitura, ocupando o oitavo lugar no ranking nacional, com 411 pontos, acima da média brasileira, que foi de 407 pontos.

Em ciências, média estadual também ficou acima da nacional e estado ocupa o nono lugar no ranking, com 403 pontos. Média nacional foi de 401.

Matemática foi a disciplina onde estudantes sul-mato-grossenses tiveram o pior resultado, com 377 pontos, o mesmo total da média nacional. Resultado colocou o estado no 11º lugar entre as unidades da federação.

Na comparação com os demais países, Brasil ocupa a 63ª posição em Ciências; a 59ª posição em Leitura e a 65ª posição em Matemática.

Apesar Mato Grosso do Sul estar bem classificado nacionalmente, desempenho ainda está distante do alcançado por outros países. Média dos países da OCDE é de 493 em ciências e leitura e 490 em matemática. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete