31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fifa define que Europa não pode ter Copa em 2026 e veta China até 2034

2016-10-14 16:33:00

Planejando definir a sede da Copa do Mundo de 2026 até 2019, a Fifa determinou uma nova regra que excluirá a Europa da disputa. Após reunião do Comitê Executivo, em Zurique, nesta semana, a entidade definiu que os continentes das duas últimas sedes não poderão concorrer para abrigar um novo Mundial. Desta forma, além da Ásia (Catar – 2022), a Europa também fica impedida de brigar pela edição de 2026. Qualquer país asiático ficará vetado de ser sede antes de 2034 – o que atinge diretamente a China, mercado que a Fifa vai explorar intensamente nos próximos anos.

A entidade máxima do futebol mundial fechou recentemente acordo de patrocínio com dois grandes grupos chineses. A Alibaba (dona do site Aliexpress) será patrocinadora exclusiva do Mundial de Clubes até 2022, já tendo seu nome ligado à competição desde a edição do ano passado. O grupo Wanda, por sua vez, foi o primeiro a fechar contrato com a Fifa depois de Gianni Infantino se tornar o presidente e assinou com a organização até 2030 – anos antes do país asiático pode receber uma Copa do Mundo

+ Fifa anuncia que prêmio de melhor do mundo será entregue em 9 de janeiro

"GianniCom Infantino no comando, Fifa estabelece regras para candidaturas de 2026 (Foto: Reuters)

 

O estatuto da Fifa previa que só não poderia concorrer a sede o continente que abrigou a copa anterior. – o que permitiria uma candidatura europeia neste caso. Com a mudança, a Ásia também ficará excluída da disputa pela sede da Copa de 2030. A única exceção a esta regra é se nenhum outro país (ou conjunto de países) apresentar uma candidatura válida.

Em comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira, a Fifa apontou que o Mundial de 2026 deve ter um formato com "40 ou 48 times", que ainda dependerá de análise e só será selado em um novo encontro em janeiro. Além disso, a entidade reitera a possibilidade de uma candidatura de múltiplas sedes (países diferentes).



Durante os dois dias de reunião, a Fifa também aprovou o calendário do futebol feminino para os anos de 2018 e 2019 e definiu a França como sede para o Mundial Feminino de 2019. O próximo congresso geral foi marcado para o dia 17 de maio do ano que vem, em Manama, no Bahrein. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete