27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

MS tem 2 cursos de pós-graduação; 3 podem fechar

2007-10-22 17:28:00

 Dos 23 cursos de pós-graduação avaliados pelo Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em Mato Grosso do Sul, 3 foram considerados fracos (abaixo do padrão mínimo de qualidade), 11 foram considerados regular, ou seja, atendem o padrão mínimo; 7 tiveram bom desempenho e dois foram classificados como alto nível.

Os dados constam na Avaliação Trienal 2007, que analisou o desempenho de qualidade relativo ao período 2004-2006 em instituições públicas e privadas. Os cursos podem receber conceitos que vão de 1 a 7. Os que receberam as notas 1 e 2 estão sujeitos a fechamento. Como as instituições de ensino superior têm prazo para recorrer da nota atribuída, o nome dos cursos considerados fracos não foi divulgado.

No Estado, o conceito 5 foi obtido pelo mestrado/doutorado em Ecologia e Conservação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e pelo mestrado em Educação da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

A nota 4, que compreende os cursos com bom desempenho, foi destinada ao mestrado/doutorado em Agronomia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), ao mestrado em Ciência Animal, mestrado em Ciências da Computação, mestrado/doutorado em Educação, mestrado em Tecnologias Ambientais, mestrado/doutorado em Saúde e Desenvolvimento da UFMS e mestrado em Desenvolvimento Local da UCDB.

Os onze cursos que receberam nota 3 são: UCDB (mestrado em Biotecnologia e Psicologia), UFGD (mestrado em História e Entomologia e Conservação da Biodiversidade), UFMS (mestrado em Biologia Vegetal, Química, Engenharia Elétrica, Letras e Estudo de Linguagens), Uniderp (mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e Produção Agroindustrial).

A avaliação dos cursos de pós-graduação é feita a cada três anos pela Capes. Os programas que obtiveram nota igual ou superior a 3 obtêm a renovação do reconhecimento dos cursos para o próximo triênio. Os demais deixam de ser oficialmente reconhecidos. No país, foram avaliados 2.266 programas de pós-graduação, responsáveis por um total de 3.409 cursos, sendo 2.070 mestrados acadêmicos, 1.182 doutorados e 157 mestrados profissionais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete