29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

TJMS é um dos primeiros a integrar Escritório Digital do CNJ

2016-06-21 07:02:00

A partir desta segunda-feira (21), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul passou aintegrar o Escritório Digital, um software desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que reúne os sistemas processuais dos Tribunais brasileiros, permitindo aos usuários advogados centralizar, em um único endereço eletrônico, a tramitação dos processos de seu interesse no Judiciário. O objetivo é trazer facilidade, agilidade, economia de tempo e de recursos para os operadores do Direito.

O novo sistema integrará o e-SAJ, o PJE e os demais sistemas de todos os Tribunais brasileiros em um só lugar – o Escritório Digital. Com as informações integradas, será facilitada a consulta processual, peticionamento de intermediárias e consulta de avisos pendentes (publicações no DJE), tudo isto em uma interface única.

O Escritório Digital é de iniciativa do CNJ e funcionará como um mensageiro, usando o Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), estabelecido na Resolução Conjunta n. 3/2013 do CNJ e CNMP.

O Poder Judiciário de MS, um dos pioneiros e mais informatizados do país, apoia esta iniciativa que passa a ser uma nova possibilidade de acesso aos operadores do Direito, que poderão fazer uso dessa ferramenta.

A princípio, os serviços disponibilizados pelo TJMS no Escritório Digital serão a consulta processual, o peticionamento de intermediárias e a consulta de avisos pendentes.

O acesso é feito por meio de login e senha ou por certificado digital, o que garante a segurança do procedimento. O advogado e demais operadores do Direito que tiverem interesse, podem acessar o sítio eletrônico do CNJ e se cadastrarem.

Por ser um projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça, é importante ressaltar que o usuário do Escritório Digital deve reportar problemas e pedidos de informações diretamente aos responsáveis, no CNJ, que farão o suporte e operacionalização do software. Desta forma, o acesso e operação ocorrerá pelo portal do Conselho Nacional de Justiça e, ainda, pelo telefone (61) 2326-5353.

O uso do sistema e-SAJ continuará funcionando normalmente para as movimentações processuais no Poder Judiciário de MS. Os operadores do Direito que optarem pelo Escritório Digital do CNJ também podem utilizar o e-SAJ.

As respostas às dúvidas mais frequentes podem ser sanadas pelo material do arquivo anexo abaixo.

 

Anexos:

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete