26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Amador de Futebol começa neste domingo em Amambai

2015-06-16 16:18:00

Vilson Nascimento

Após mais de dez anos sem uma competição interna dessa modalidade na cidade, tem início neste domingo, dia 21 de junho, no Estádio Municipal Ernesto Landolfi, em Amambai, o “Campeonato Anderson Mansano de Futebol Amador”.

A competição, que homenageia o desportista e vereador do município, Anderson Rodrigues de Souza Mansano, o “Anderson Mansano”, morto em 2011 aos 48 anos, vítima de um câncer, é promovida pela Prefeitura de Amambai através da SEDESC (Secretaria de Desporto e Cultura).

Segundo o secretario de desporto e cultura do município e diretor geral do certame, Elton Marques Martins, no total quinze equipes disputarão o Anderson Mansano 2015, doze pelo Amador (categoria livre) e três pela categoria master, competição que acontecerá paralelamente ao Campeonato Amador. Na master ainda poderá haver o ingresso de mais uma equipe.

Segundo a SEDEC, no Campeonato Amador as equipes foram divididas em duas chaves com seis times cada, onde as equipes se enfrentarão dentro de suas respectivas chaves e os quatro melhores classificados avançam para a fase quartas-de-final fazendo o cruzamento olímpico com as equipes da outra chave.

De acordo com a SEDESC, no master, com três times, todos jogam contra todos dentro da chave única, os dois melhores classificados fazem a final e os outros dois, vaso entre mais um time, disputam a terceira colocação.

Congresso técnico definiu detalhes do certame

Um congresso técnico realizado na noite dessa segunda-feira, dia 15 de junho, discutiu com os representantes das equipes, o regulamento elaborado pela organização e detalhes do campeonato, que terá a arbitragem ministrada pela AAFA (Associação de Árbitros de Futebol de Amambai).

Segundo Elton Marques, um dos pontos definidos foi em relação ao tempo de jogo. A organização defendia que na primeira fase as partidas fossem disputadas em dois tempos de 35 minutos, mas em votação os dirigentes de agremiações optaram por fazer jogos com tempos normais, ou seja, 90 minutos com 15 de intervalo, exceto na categoria master que as partidas serão divididas em dois tempos de 40 minutos cada.

Outra discussão colocada em debate pela organização junto aos dirigentes de times foi em relação à participação de atletas de fora do município e em relação a participação de jogadores profissionais.

“Também em votação os dirigentes das equipes definiram que cada time poderá ter no elenco apenas três jogadores não moradores em Amambai, independentes se sejam ou não profissionais. Nós vamos controlar isso por meio da obrigatoriedade, com exceção dos três atletas indicados pelos representantes das equipes com sendo de fora, exigindo o título de eleitor com domicílio na cidade”, informou Elton ao destacar que um dos pontos que a organização não abriu mão foi o de manter a disciplina como primeiro critério de desempate, em caso de empatem em pontuação entre duas ou mais representações.

“É uma forma de levar os dirigentes e técnicos a cobrarem de seus atletas para que respeitem a arbitragem, a organização e principalmente ao público que se fizer presente para assistir aos jogos, evitando xingamentos e palavrões dentro de campo”, disse Elton.

Rodadas aos domingos pela amanhã e à tarde

Segundo o secretário de esportes da Prefeitura de Amambai, Elton Marques Martins, as rodadas do Amador de Futebol 2015 serão aos domingos, sempre com duas partidas pela manhã e duas no período da tarde.

A Chave-A do campeonato ficou composta pelas representações do Conjunto Habitacional Caiuás, Conesul Contabilidade, Calçados Valotta, Clube Atlético Amambaiense (CAA), 3 de Maio e Misto Marechal Rondon.

Na Chave-B estão; Mercado Cardozo, UMADBAI, Pantanal Móveis, Auto Elétrica Cone Sul, Primo Cruzado e Exata Materiais para Construção.

Na categoria máster a “Chave Única” é composta pelo Clube dos 40, Vale Veículos/Pantanal Móveis, União Esporte Clube.

Confira as duas primeiras rodadas do Amador de Futebol 2015:

Domingo- dia 21 de junho

8h- Conjunto Caiuás x Contabilidade Cone Sul (Ch-A)

9h15- Clube dos 40 x Vale Veículos/Pantanal Móveis (master)

13h30- Mercado Cardozo x UMADBAI (Ch-B)

14h45- 3 de Maio x Misto Marechal Rondon (Ch-A)

Domingo- dia 28 de junho

8h- Primo Cruzado x Exata Materiais para Construção (Ch-B)

9h15- Calçados Valotta x CAA (Ch-A)

13h30- Conjunto Caiuás x 2 de Maio (Ch-A)

14h45- UMADBAI x Auto Elétrica Cone Sul (Ch-B)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete