15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Futebol Feminino: Brasil dá show e goleia a China

2007-09-15 10:40:00

Foi uma vitória com autoridade. Para não deixar dúvidas da força da seleção brasileira. Mesmo com a pressão de 54 mil torcedores que lotaram o estádio de Wuhan, o Brasil goleou a anfitriã China por 4 a 0, neste sábado, e assumiu a liderança isolada do Grupo D da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Marta e Cristiane brilharam e marcaram dois gols cada. A vitória teve um sabor de vingança para o Brasil, que em 1996 perdeu para a China na semifinal da Olimpíada de Atlanta e acabou em quarto lugar. 

Com o resultado, o Brasil está em primeiro lugar do Grupo D, com seis pontos. Mas ainda não está classificado para as quartas-de-final. China e Dinamarca têm três pontos. Se a China vencer a Nova Zelândia, a seleção pode perder por até quatro gols de diferença para a Dinamarca na última rodada (atualmente tem saldo nove contra um da rival).
Os jogos serão na próxima quarta-feira, dia 19, às 9h da manhã (horário de Brasília). A partida do Brasil será em Hangzhou. No mesmo dia e horário a China enfrenta a lanterna Nova Zelândia, na cidade de Tianjin. Os dois primeiros colocados do grupo se classificam para a próxima fase.  
 
Marta brilha no fim do primeiro tempo – Logo com 30 segundos o Brasil teve uma ótima chance. Marta dominou a bola na entrada da área e tocou para Cristiane. Mas o chute saiu sem força e foi desviado pela zagueira Wang, facilitando a defesa da goleira Han Wenxia. Apesar do apoio dos torcedores, que lotaram o estádio de Wuhan, a seleção suportou bem a pressão chinesa nos primeiros minutos. O único erro era fazer algumas faltas perto da área. Duas cobranças levaram perigo com a bola passando por toda a defesa brasileira e indo para fora.

Aos 15 minutos veio o primeiro susto. Cruzamento para a área do Brasil, Duan Han dominou e chutou. A bola bateu no travessão. O bom ritmo no início do jogo não acontecia mais. O Brasil recuou e perdeu o meio de campo. Marta ficava isolada no ataque, algo que o técnico Jorge Barcellos dizia que não poderia acontecer antes do jogo. Sem criar, passou a ser sufocado. Sofria, principalmente, quando a bola caia nos pés da habilidosa Xiaoxu Ma. Aos 25 minutos, falha da defesa brasileira. A bola sobrou livre para Xiaoli Song, que chutou da marca do pênalti. Andréia fez uma incrível defesa e salvou o Brasil de sofrer o primeiro gol.

A resposta veio com Formiga, a melhor brasileira em campo no primeiro tempo. A meia recebeu passe na entrada da área, saiu da marcação e chutou forte. A goleira Wenxia fez uma defesa difícil no canto direito. O alívio veio no fim do primeiro tempo. Formiga fez um lindo lançamento para Marta, que conseguiu driblar a goleira Wenxia e tocar para o gol vazio. Festa brasileira e silêncio no estádio de Wuhan: Brasil 1 a 0.  

Cristiane é a estrela do segundo tempo – Se no primeiro tempo o Brasil passou sufoco, no segundo a seleção colocou a China para sambar nos primeiros cinco minutos. No primeiro ataque, Cristiane recebeu lançamento e na cara da goleira Wenxia tocou com calma no canto direito: 2 a 0. Saída de bola e novo ataque brasileiro. Marta invadiu a área pelo esquerda e tocou rasteiro para Cristiane só tocar para o gol vazio: 3 a 0. Logo depois, Daniela Alves cruzou para a área e Marta desviou. A bola bateu na trave. Tudo isso antes dos cinco minutos!

O Brasil então passou a administrar o resultado. Com a bola no chão não perdeu mais o controle da partida. Marta ainda fez o quarto gol em uma bela jogada individual. Ela recebeu pela direita, driblou duas adversárias e chutou forte. A bola desviou e enganou a goleira chinesa. A camisa 10 do Brasil foi considerada a melhor jogadora em campo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete