15.1 C
Amambai
quarta-feira, 17 de abril de 2024

FIA toma pontos da McLaren, mas poupa Alonso e Hamilton

2007-09-14 02:29:00

O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo definiu nesta quinta-feira (13 de setembro) que a McLaren perderá todos os pontos conquistados pela escuderia na temporada 2008 – referentes ao mundial de Construtores – por ter recebido informações privilegiadas sobre a Ferrari. Além disso, o time inglês foi multado em US$ 100 milhões, a maior penalidade financeira já aplicada na história do automobilismo mundial, segundo informações do site Grande Prêmio.

Apesar da punição à McLaren, os pilotos Fernando Alonso e Lewis Hamilton não serão punidos: os pilotos manterão os pontos conquistados até agora (continuando assim na disputa quase “doméstica” pelo título da F-1) e não serão multados. Para a escuderia, a penalidade implicaria na perda do título de equipe vencedora do Mundial e na participação de direitos de imagem, que só beneficia os dez primeiros times.

A punição também abre precedente para Alonso abandonar o time em 2008. Insatisfeito com o tratamento que vem recebendo na McLaren – considerando-se preterido pela escuderia, que segundo ele privilegia Hamilton – o espanhol tem um termo em seu contrato que permite a rescisão caso haja dano à sua imagem ou se a equipe não pontuar.

O caso é o resultado final da denúncia na qual foi apontado que Mike Coughan (projetista-chefe da McLaren) teria recebido informações sigilosas de Nigel Stepney, amigo e engenheiro demitido da Ferrari, sobre detalhes do veículo de Maranello. A McLaren tem 24 horas para apelar da decisão e 90 dias para pagar a multa, além de ser obrigada a apresentar o modelo para a próxima temporada à FIA antes da apresentação oficial.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete