22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Estudantes de todo o Estado podem participar das Feiras do IFMS

2015-08-20 15:11:00

Estudantes de todo o Estado podem apresentar trabalhos nas Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), mesmo que não haja campus da instituição em sua cidade.

Para isso, é necessário inscrever o projeto de pesquisa de acordo com a área de abrangência dos campi. As feiras serão realizadas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, entre 23 e 26 de setembro, durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2015.

“A oportunidade é aberta a todos e o sistema de inscrição é o mesmo para todos, independente do município de origem do trabalho. A ideia é fomentar a pesquisa científica em todo o Estado”, afirmou Marilyn Matos, coordenadora da Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec).

Os trabalhos devem ser produzidos por alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, médio e técnico integrado de instituições públicas ou privadas. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo orientador do projeto exclusivamente pela página da Semana. O endereço éwww.ifms.edu.br/semanact.

Marilyn ressalta que mesmo estudantes que não apresentem projetos poderão visitar as feiras. “Para a visita não é necessário fazer inscrição, basta ir ao local das feiras no município nas datas previstas”, explicou.

Inscrições – Para inscrever o projeto de pesquisa, é necessário enviar um resumo do trabalho e cadastrar os participantes até o dia 4 de setembro, observando os padrões e normas descritos no edital de abertura. O orientador deve ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público.

Os trabalhos apresentados devem estar inseridos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias.

A seleção será feita por meio da análise da documentação e avaliação dos resumos. Serão considerados aspectos como criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, além de adequação à norma culta de linguagem.

A divulgação dos trabalhos selecionados para participar será feita até 10 de setembro.

Premiação – Em cada Feira, serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio e fundamental em área do conhecimento, além de melhores banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, projeto na categoria de nível fundamental e na categoria de nível técnico/médio.

Os cinco melhores trabalhos de estudantes de escolas públicas  receberão bolsas de iniciação científica, do CNPq e do IFMS, por meio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Pitec). O valor é de R$ 100,00 durante 12 meses.

Além disso, os dois trabalhos de nível médio que obtiverem a melhor classificação serão credenciados para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC MS), que ocorrerá entre 3 e 7 de novembro, em Campo Grande.

Campus – Feira

Área de Abrangência

Aquidauana – Feciaq

Anastácio, Aquidauana, Jardim (*) e Miranda

Campo Grande – Fecintec

Bandeirantes, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos

Corumbá – Fecipan

Corumbá e Ladário

Coxim – Fecitecx

Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de MT e São Gabriel do Oeste

Nova Andradina – Fecinova

Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Naviraí (*), Nova Andradina, Novo Horizonte e Taquarussu

Ponta Porã – Fecifron

Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Dourados (*), Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru

Três Lagoas – Fecitel

Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete