15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Reajuste dos trabalhadores na educação de Amambai é definido

2015-03-25 21:41:00

O reajuste salarial dos trabalhadores na educação de Amambai foi definido na tarde de quarta-feira (18) durante reunião realizada entre o poder executivo e a comissão formada por educadores, representando a categoria, e o poder público. O reajuste será de 2,65% a partir do mês de março.

Somando ao reajuste de 4,35%, concedido a partir do dia 1º de janeiro, o índice chega à casa dos 7%, atingindo pouco mais da metade do índice de 13,01%, indicado pelo Ministério da educação (Mec), reivindicado pela categoria.

No dia de 11 de fevereiro, em assembleia geral, a categoria do magistério acatou proposta encaminhada pelo executivo municipal de reajustar o salário dos servidores em 4,35%, a partir de janeiro, e de formar uma comissão, com representantes dos professores e do executivo, para verificar in loco o funcionamento das unidades escolares e buscar alternativas para garantir o cumprimento do repasse institucional indicado pelo Ministério de Educação (Mec), no decorrer do ano letivo.

Fortalecimento da categoria

Neste período, a comissão visitou escolas, verificou a quantidade de alunos por sala, número de servidores contratados, cedidos e em licença. No mês de maio, a comissão retorna os trabalhos no sentido de apresentar ao poder executivo estudo demonstrativo da realidade das unidades escolares.

A presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano, afirma que a função da comissão é de apenas levantar os dados e que as medidas administrativas, caso ocorram, são de competência do poder executivo. Olga relembra que o objetivo da comissão é de buscar alternativas para viabilizar a complementação do repasse institucional até o final do ano.

Por fim, Olga afirma que a preocupação do sindicato é de manter a qualidade do ensino e garantir os direitos da categoria. Ainda, de acordo com Olga, o sindicato tem como bandeiras a realização do concurso público e a equiparação salarial com os servidores da rede estadual de ensino.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete