15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Primeira turma do Pronatec Agro do Estado é formada em Amambai

2015-03-09 12:49:00

Na sexta-feira (06), a Prefeitura de Amambai, através da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Indústria e Comércio, Geração de Emprego e Renda, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sistema Famasul- MS e o SRA (Sindicato rural de Amambai) realizou a formatura de alunos participantes do curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção. Amambai é a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a conquistar um curso na categoria rural do Pronatec.

A turma, formada por 20 alunos estudantes do último ano de Escolas Técnicas em Ciências Agrárias e/ou Técnicos já formados do Setor Agropecuário, teve acesso a três vertentes da formação, que juntas somaram a carga horária de 240 horas. As vertentes do curso são Bovinocultura Leiteira, Bovinocultura de Corte e Integração Lavoura-Precuária-Floresta (iLPF).

Verônica Guglielmi, Supervisora Regional/Fronteira do Senar MS, confere o resultado gratificante às parcerias formadas entre a Prefeitura Municipal, Coopersa e SRA. “A administração municipal abraçou o curso com muito emprenho e dedicação, juntamente com o Sindicato Rural e a Coopersa, foram criadas parcerias excelentes. Temos que agradecer a cada esforço realizado, pois é isso, juntamente com o empenho dos alunos, que garante o sucesso dos cursos oferecidos”, analisa a supervisora.

A interlocutora do Pronatec em Amambai, Luciana Buhring, comemora com entusiasmo a formatura da turma, que é a primeira no Estado a concluir o curso. “Amambai é privilegiada, pois somos a primeira Cidade no Estado a conseguir fechar turma e garantir o curso do Pronatec Rural. Isso é muito importante, pois demonstra a força de vontade dos jovens inseridos no meio rural em buscar capacitação”, comenta.

 

O presidente do Sindicato Rural de Amambai, Diogo Peixoto, falou sobre a parceria que o sindicato tem firmado com o poder público e “Sistema S” para contribuir na geração de conhecimento. “Os profissionais que aqui se formam, conquistam hoje um diploma que garante um conhecimento ainda maior sobre as áreas nas quais atuam ou pretendem atuar. O Sindicato Rural está de portas abertas para receber cada um dos profissionais da área agrícola e estamos dispostos a contribuir no que estiver ao nosso alcance para alcançar um futuro de sucesso a todos”, pontua Diogo Peixoto.

Com o objetivo de aplicar tecnologias de produção e manejo para realizar gestão técnica e econômica de propriedades rurais com ênfase em projetos de produção assistida, a capacitação vem suprir uma demanda por técnicas administrativas no setor rural. “A agricultura é um dos setores mais rentáveis que possuímos, mas ainda é um negócio difícil de ser organizado, pois possui trâmites burocráticos. Com a conquista da formação nessa área, pode-se mostrar resultados ainda melhores, pois une-se o trabalho prático, que é adquirido através da experiência e o trabalho teórico, que ainda é muito carente no mercado”, observa Sérgio Barbosa, que aproveitou para parabenizar os formandos. “Gostaria de destacar a persistência dos alunos que agora se formam, pois é importante e cada vez mais necessário estar sempre buscando o conhecimento e melhores formações profissionais. Por isso nós, enquanto poder público, temos incentivado os profissionais que agora se formam a seguir as oportunidades e se manter sempre em busca de maiores formações profissionais”, conclui.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete