27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vale Universidade abre inscrições a partir do dia 4 de fevereiro em MS

2015-01-24 08:22:00

Os universitários interessados em participar do Programa Vale Universidade (PVU), no processo seletivo 2015, devem ficar atentos ao período de inscrição de 4 de fevereiro a 4 de março. O candidato interessado deverá realizar sua inscrição nesse período por meio do endereço eletrônico:www.sedhast.ms.gov.br

O Programa Vale Universidade tem como objetivo dar oportunidade ao estudante universitário de baixa renda aprimorar a sua formação profissional, mediante concessão de benefício social. Para isso, o Estado paga até 70% do valor da mensalidade na universidade conveniada, e a instituição oferece dedução de mais 20%, totalizando 90% de incentivo. O programa é executado e monitorado pela Superintendência de Projetos Especiais (Suproes) que é vinculada a Secretaria de Estado de Diretos Humanos, Assistência Social e Trabalho.

Após o período de inscrição será realizada a classificação preliminar dos candidatos. Os nomes dos pré-selecionados serão divulgados pela internet, na página eletrônica da Secretaria e nas instituições de ensino superior conveniadas ao Programa para comparecer no dia, hora e local designados.

Requisitos

Pode participar do programa o acadêmico que comprove renda individual igual ou inferior a R$ 1.448,00 e renda familiar mensal de até R$ 2.896,00, além de estar matriculado em curso presencial de bacharelado ou licenciatura autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), mantido por instituição de ensino superior pública ou privada, sediada em Mato Grosso do Sul e conveniada ao Programa.

O estudante não pode possuir diploma em outro curso superior; deve morar no Estado a mais de dois anos; não ser beneficiado por qualquer outro tipo de benefício ou de auxílio financeiro com a mesma finalidade do Vale Universidade e não ter registro de reprovação de qualquer disciplina na data de inscrição e convocação; não possuir, simultaneamente, outro membro da família beneficiado neste Programa.

Os nomes dos candidatos habilitados no Programa Vale Universidade serão publicados no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, pela internet, no endereço eletrônico:www.imprensaoficial.ms.gov.br, no site da SEDHAST e nas instituições de ensino superior conveniadas.

Estágio 

Os estudantes classificados realizam estágio com carga horária de até 20 horas semanais, compatíveis com o horário escolar, nas instituições indicadas pela Secretaria. A duração do estágio será de seis meses, com a possibilidade de renovação do contrato, desde que não ultrapasse o término do curso.

Além a realização do estágio, o universitário recebe benefício social, para o custeio financeiro e formação profissional. O auxílio direto do governo é de 70% do valor da mensalidade (tendo como limite máximo mensal o valor de um salário mínimo), depositado na conta bancária da instituição de ensino superior. A universidade auxilia com a dedução de mais 20%, totalizando 90% de abatimento concedido pelo Vale-Universidade. Para o acadêmico da universidade pública, o valor do benefício social será equivalente à média do valor do benefício destinado aos acadêmicos das instituições privadas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete