18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Alunos e professores serão premiados no programa Agrinho

2014-11-24 09:07:00

O Agrinho, programa social implantado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS) encerra as atividades de 2014 na próxima terça-feira (25) premiando alunos e professores que se destacaram ao longo deste ano. Lançado em abril, o piloto do projeto atendeu oito municípios de Mato Grosso do Sul e mais de 31 mil estudantes da rede estadual e municipal de ensino.

Os vencedores foram escolhidos entre os trabalhos inscritos no sitewww.agrinho.com.br e julgados por uma comissão formada 12 membros indicados pelos parceiros. A cerimônia de confraternização e entrega de premiação acontecerá a partir das 10h no espaço Ondara Master (Rua Dr. Mário Gonçalves, 129, Chácara Cachoeira II, Campo Grande).

De acordo com a coordenadora regional do Agrinho, Sandra Serrano, o programa investe na educação e desenvolve temas transversais integrantes no conteúdo do ensino fundamental. “O público do programa são alunos do ensino fundamental que cursam entre o 1º e 9º ano e que tenham entre seis e 15 anos de idade. Eles recebem materiais abordando temas como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural e trabalho e consumo”, explicou.

Sandra relatou que o material paradidático adotado pelo Senar-MS é especifico para cada ano escolar e destinado aos alunos do ensino fundamental. “Todos os livros reforçam a importância da sustentabilidade e da conexão entre o campo e a cidade. Por isso procuramos estimular os dois lados envolvidos premiando os estudantes que representaram os conhecimentos com mais originalidade e criatividade”, acrescentou.

 A coordenação regional do Agrinho deve finalizar ainda este mês as metas previstas para 2015. Os municípios escolhidos no lançamento foram Anastácio, Maracaju, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Nova Andradina, Terenos, Rochedo e São Gabriel do Oeste. “Estamos planejando incluir pelo menos mais 10 municípios, o que implicará no dobro de atendimento realizado em 2014”, reforçou a coordenadora.

Uma particularidade do programa é a adoção de temas regionais, procurando adequá-los para realidade de Mato Grosso do Sul. “Convidamos um grupo de especialistas da comunidade para nos auxiliar na regionalização dos temas trabalhados nas cartilhas. Acredito que atingimos o objetivo de apresentar para nossas crianças um pouco da história e cultura do nosso estado”, revelou Sandra.

Nas cartilhas do 6º ao 9º ano, algumas seções foram substituídas por personalidades locais e que contribuíram para construção da história de Mato Grosso do Sul, entre eles: Manoel de Barros, Oliva Enciso, Délio e Delinha, Graziela Barroso, Visconde de Taunay, Hélio Serejo, Glauce Rocha, José Octávio Guizzo e Conceição dos Bugres.

O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Senar-MS, Fundação de Cultura de MS, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Ateliê Ana Ruas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete