23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

IFMS inicia Semana de Ciência e Tecnologia 2014

2014-09-23 12:44:00

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a quarta edição da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começa nesta segunda-feira, 22, com atividades em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

 A programação inclui minicursos, oficinas, visitas técnicas e palestras com temas relacionados aos eixos tecnológicos dos cursos ofertados em cada câmpus, além das feiras de ciência e tecnologia.

 “O IFMS está atuando como um catalisador para que a ciência, a tecnologia e a inovação estejam presentes nas localidades onde estão os câmpus da instituição”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Luiz Simão Staszczak.

 As atividades são gratuitas e parte delas aberta ao público externo. A consulta à programação completa e as inscrições para as atividades podem ser feitas na página da Semana de Ciência e Tecnologia no endereço www.ifms.edu.br/semanact.

 Pesquisa – Pela primeira vez, o Instituto realiza feiras de ciência e tecnologia nos sete municípios onde possui câmpus, entre os dias 25 e 27 de setembro.

 No total, 312 projetos de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas serão apresentados. Deste montante, cerca de 70% são do IFMS.

 As feiras buscam incentivar o desenvolvimento de pesquisas. “Estamos plantando as sementes para que os estudantes aprendam a metodologia de pesquisa. Com certeza estamos revelando talentos que vão contribuir com ações empreendedoras e novas tecnologias, ajudando no desenvolvimento local”, concluiu o pró-reitor.

 O apoio ao desenvolvimento de pesquisas está presente no IFMS desde sua criação, há cinco anos. Os investimentos neste período somam mais de R$ 1 milhão na área, com oferta de cerca de 500 bolsas aos estudantes dos cursos técnicos e da graduação.

 O valor também inclui o incentivo para participação de estudantes e servidores em eventos científicos no Estado, no Brasil e também no exterior.

 Confira o resumo da programação em cada município:

 Aquidauana – Além de palestras sobre a produção científica em Mato Grosso do Sul, o câmpus realiza uma série de exposições com a participação do Exército Brasileiro, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de empresas do Estado.

 Campo Grande – Estão previstos minicursos e oficinas nas áreas de informática, mecânica e eletrotécnica. Entre as palestras, o destaque fica por conta dos temas relacionados à tecnologia assistiva e acessibilidade. As atividades serão realizadas na sede provisória do câmpus, na Avenida Júlio de Castilhos, 4.960, e no Armazém Cultural, na Avenida Calógeras, 3.065.

 Corumbá – Além da já tradicional Feira de Ciências e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), o câmpus promove dois encontros com especialistas nas áreas de informática e metalurgia.

 Coxim – A programação inclui a edição 2014 do Semict, oficinas e palestras sobre informática, física, química, biologia e ciências humanas. Está prevista também a observação noturna de planetas e constelações. Todas as atividades serão no próprio câmpus, na Rua Salime Tanure, s/nº.

 Nova Andradina – O destaque é a série de minicursos que a Embrapa Agropecuária Oeste irá ministrar aos estudantes do IFMS durante visita técnica à sede da Empresa, em Dourados. A abertura do evento será nesta segunda-feira, 22, na Câmara Municipal de Vereadores, com a participação da reitora do IFMS, Maria Neusa de Lima Pereira.

 Ponta Porã – O câmpus realiza minicursos e palestras nas áreas de agricultura, agropecuária e informática. As atividades serão na sede do IFMS no município, na Rodovia BR 463, Km 14 s/nº.

 Três Lagoas – Durante a Semana, o câmpus recebe estudantes das escolas estaduais e municipais para uma visita às dependências do IFMS. Além disso, estão previstos minicursos e palestras nas áreas de informática e empreendedorismo.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete