2014-09-12 13:23:00
Sérgio Santos
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) relativos a 2013, divulgados no último final de semana, trouxeram boas e más notícias. Se nos anos finais do fundamental e médio os indicadores gerais ficaram abaixo das metas previstas, houve avanços nos anos iniciais do ensino fundamental. A Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, que obteve 8.0 na avaliação da 4ª série/5º ano, lidera o ranking no Estado.
“É uma honra”, avalia a diretora Vilma Oliveira da Cruz, que credencia o resultado ao trabalho desenvolvido nos últimos anos. Desde 2005, a performance da escola tem evoluído. Em 2011, o resultado de 7.5 também assegurou o primeiro lugar no ranking estadual, além da 6ª posição no Ranking Brasil. A ascensão registrou 6.6 em 2007 e 7.0 em 2009.
“Além dos esforços da equipe, o comprometimento dos pais é um dos fatores responsáveis”, ressalta a diretora. Segundo ela, além de procurar manter a evolução no ensino fundamental, a escola também trabalhará com afinco para melhorar a avaliação da 8ª série/9º ano, que não atingiu a meta de 6.1, perfazendo 5.4.
Casa nova
A expectativa da direção e professores da escola Dom Aquino é que o estabelecimento inicie o próximo ano letivo em novas e modernas instalações, na sede que está sendo construída no limite das vilas Vilarinho e Estrela (fundos do Hospital Regional). “A construção de um prédio para a melhor escola do Estado é uma conquista para a comunidade de Amambai, sendo um grande benefício para os alunos e professores, além de um ótimo investimento em educação de qualidade”, observa a secretária de Estado da Educação, Nilene Badeca, que visitou o local no início da semana.
A sede da escola estadual Dom Aquino Corrêa vai custar R$ 3,6 milhões. O prédio vai abrigar 13 salas de aula em um terreno de nove mil metros quadrados. A área foi doada pela Prefeitura para que o governo conduzisse o projeto com recursos do Ministério da Educação.
Desempenho geral
Na avaliação geral, o Mato Grosso Sul não conseguiu superar as metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013 no ciclo final do ensino fundamental (8º ano e 9ª série) e no ensino médio (3º ano). Mas ficou acima da meta projetada no ciclo inicial do ensino fundamental (4º ano e 5ª série).
Em todas as redes de ensino do Estado, particular e pública (estadual e municipal), o Ideb apresentou avanços. Em 2011, no quarto e quinto anos do ensino fundamental, o índice atingiu 5.1, acima da média nacional (5.0) e ultrapassou a meta projetada para 2011 (4.4).
No oitavo e nono ano do ensino fundamental, o índice é de 4.0. A meta projetada para 2011 era de 3.8. O ensino médio também se destacou, apresentando índice de 3.8. A meta projetada era de 3.6.
Em Amambai, a rede pública estadual obteve um resultado considerado excelente na avaliação da 4ª série/5º ano, passando de 6.3 (2011) para 7.1 (2013), superando assim a meta para 2021, de 6.1. Na avaliação da 8ª série/9º ano, superou a meta de 4.2, perfazendo 4.5.
A rede pública municipal superou a meta da 4ª série/5º ano (4.8), mas não conseguiu o mesmo em relação à 8ª série/9º ano, registrando 3.9 (a meta era 4.1).
Integrados, os estabelecimentos da rede pública superaram as metas para 4ª série/5º ano, de 4.3 (5.7 foi o IDEB observado), e 8ª série/9º ano, de 4.1 (perfez 4.3).
O IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) revela a situação do ensino em instituições públicas e privadas. A aplicação é atribuição do Inep, órgão subordinado ao MEC.
A nota é obtida a partir da combinação das médias dos estudantes em exames nacionais (Prova Brasil ou Saeb) e das taxas de aprovação: o resultado varia de 0 a 10. Os exames são aplicados a cada dois anos (o primeiro dado disponível é de 2005) e divulgados no ano seguinte.
Participam alunos da 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos, respectivamente) do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio de escolas públicas e privadas. Todas as escolas públicas com mais de 20 alunos são consideradas no levantamento. Entre as privadas, apenas uma amostragem.
Os resultados obtidos nos exames são comparados com metas estabelecidas em 2007 pelo Plano de Desenvolvimento da Educação para escolas e redes de ensino. O PDE prevê metas até o ano de 2021
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – rede pública regional
Meta IDEB Observado Meta IDEB Observado
(4ª série/5º ano) (8ª série/9º ano)
2011/2013 2011/2013 2011/2013 2011/2013
Amambai 4.0/4.3 5.3/5.7 3.7/4.1 4.2/4.3
Aral Moreira 3.4/3.7 5.1/4.7 3.8/4.2 3.7/3.9
Caarapó 4.2/4.5 5.0/5.0 3.8/4.2 3.9/3.7
Coronel Sapucaia 4.2/4.5 4.4/4.7 3.5/3.9 3.6/3.8
Eldorado 3.5/3.7 4.4/5.0 3.6/4.0 3.2/4.2
Iguatemi 4.1/4.4 4.7/5.3 3.5/3.9 3.7/3.9
Itaquiraí 3.6/3.9 4.4/4.6 3.5/3.9 3.5/3.6
Japorã 3.7/4.0 4.6/4.5 3.4/3.8 3.8/4.1
Juti 3.4/3.7 3.4/3.9 3.4/3.8 3.0/3.3
Mundo Novo 3.7/4.0 5.1/5.2 3.5/3.9 3.5/3.5
Naviraí 4.5/4.8 5.3/5.9 3.7/4.1 4.0/4.9
Paranhos 4.0/4.3 4.5/4.7 3.5/4.0 3.6/3.1
Sete Quedas 3.6/3.9 4.7/4.8 3.6/3.9 4.8/4.7
Tacuru 4.0/4.3 4.3/4.8 4.0/4.3 4.3/4.8