20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ciências sem fronteiras abre inscrições para bolsas de estudo no exterior

2014-08-23 21:01:00

Desde a criação do programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, em 2012, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) já enviou 33 alunos para estudar em universidades no exterior.

Segundo a assessora de Relações Internacionais da UEMS, Silvana Moretti, é uma oportunidade para destacar a Universidade no mundo. “O programa faz com que as universidades saiam da zona de conforto, os alunos têm mais experiências com outras culturas e idiomas, além de levar o nome da Universidade e divulgar pesquisas realizadas”, disse a assessora.

O Ciência sem Fronteiras busca capacitar acadêmicos brasileiros na área de ciências e tecnologias, com isso alunos destas áreas da UEMS já foram para os Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Portugal e outros países europeus. O aluno inscrito e habilitado é enviado para uma universidade, e durante o período que o acadêmico estiver no exterior receberá recursos do governo para se manter e adquirir materiais didáticos.

A acadêmica de Engenharia Ambiental na UEMS, Luana Carraro, ficou dez meses na Espanha, onde cursou Engenharia de Energias Renováveis, na Universidad del País Vasco. “No primeiro semestre, desenvolvi um projeto sobre minihidrelétrica junto com os outros quatro brasileiros que estavam comigo, no segundo semestre fiz um projeto de pesquisa em parceria com outro brasileiro, sobre biomassa”, contou a estudante.

O intercâmbio possibilitou à Luana morar em duas cidades, Eibar e Bilbao, e conviver com pessoas de nacionalidades diferentes na casa onde residia, sendo uma guatemalteca, uma chilena e outra alemã. “A viagem me possibilitou aprender sobre a cultura vasca, também fiz amizades e tive que morar sozinha longe da família, além do crescimento pessoal e a convivência com outras pessoas com pensamentos e ideias diferentes”, relatou.

Próximo edital 

A nova seleção do Ciência sem Fronteiras oferece vagas de graduação-sanduíche em 14 países via CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Os destinos ofertados são Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Polônia e Reino Unido.

O período de inscrição vai do dia 16 agosto a 30 de setembro. O prazo final para envio de teste de proficiência será no dia 10 de outubro, com homologação prevista de 6 a 21 de outubro. As atividades no exterior terão início em setembro de 2015.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete