20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Funcionários da UFGD entram em greve a partir de segunda

2007-06-24 18:28:37

Cerca de 130 funcionários da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) aderiram a greve nacional por tempo indeterminado. A paralisação começa a partir desta segunda-feira em Dourados. A decisão foi tomada durante assembléia com a categoria na semana passada. Em todo o pais 44 universidades estão neta situação. Em Mato Grosso do Sul, os servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) também já estão em greve.

Os técnicos da UFGD querem investimentos na carreira. Eles pleiteiam recursos para reestruturação da tabela e para o plano de saúde complementar. De acordo com o coordenador do sindicato dos técnicos administrativos da UFGD, Gilberto Braga, a greve acontece por tempo indeterminado. "Na segunda paramos os trabalhos mantendo apenas os serviços essenciais como vigilância, motoristas ou finanças. Temos o apoio dos estudantes que estão demonstrando que acreditam na nossa luta, que é justa para assegurar nossos direitos", disse.

De acordo com Gilberto, com a greve a secretaria acadêmica, biblioteca , laboratórios entre outros recursos da universidade ficam sem funcionamento. Projetos de pesquisa só poderão ser realizados em casos urgentes em que haja perda de material, segundo o coordenador. Durante a greve os servidores se reúnem. "Não vamos ficar em casa. Pelo contrário, vamos nos reunir todos os dias, desenvolver palestras e definir medidas que contribuam com a categoria e com a educação pública", afirma.

O movimento nacional ocorre em defesa dos serviços públicos. Eles refutam o projeto que propõe limitar as despesas com o pessoal que durante um período de dez anos para as três esferas de poder e que permite apenas o acréscimo de 1,5% para a despesa de pessoal, além da variação acumulada da inflação.

Os técnicos também querem negociação coletiva do serviço público e se opõem à restrição ao direito de greve. Na pauta, constam reivindicações como a isonomia salarial, diretrizes ao Plano de Cargos e Carreira, regulamentação da aposentadoria especial, paridade entre ativos e e aposentados/pensionistas. A categoria também é contra a transformação do HU em fundação.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete