13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Matrícula digital torna inscrição escolar mais rápida em MS

2006-12-26 16:44:00

Há três anos, uma ferramenta vem ajudando as famílias a incluírem as crianças e adolescentes em escolas estaduais, além de dar transparência ao processo de distribuição de vagas. A Matrícula Digital, implantada pela Secretaria de Estado de Educação (SED) em 2004, tornou o processo de inscrição escolar mais rápido, democrático e econômico, uma vez que dispensa o uso de fichas de papel.
Através do sistema online, o requerimento de vagas pode ser feito em cerca de cinco minutos de qualquer computador conectado à internet. As escolas estaduais também disponibilizam os computadores das salas de tecnologia educacional para que os pais, responsáveis ou os próprios/as alunos/as efetuem a inscrição. Superado o período de adaptação técnica, comum a qualquer inovação, o sistema está ainda mais prático, podendo ser utilizado até mesmo por leigos em informática. Nas salas de tecnologia, também há professores capacitados para ajudar a comunidade a fazer a matrícula.
Além de dinamizar o processo da matrícula, o sistema informatizado da Matrícula Digital tem contribuído para a melhor programação do ano letivo. A partir das informações coletadas no momento da inscrição, a Secretaria de Estado de Educação (SED) tem conseguido traçar o perfil escolar do Estado, assim como planejar melhor os recursos na área de ensino. A implantação da Matrícula Digital foi possível devido à informatização de 100% das escolas estaduais de Campo Grande, em 2004, através do projeto "Informática na Educação: preparando o cidadão do século 21".
Outro benefício, apontado pela coordenadora da Central de Matrículas de Campo Grande, Alda Maria Ferreira de Souza, é a aproximação da comunidade, que passa a conhecer melhor as escolas do próprio bairro. "Com essa abertura, a população vai até a escola, efetua a matrícula e passa a conhecer melhor a escola e acaba optando por ela ao invés das ditas populares, uma vez que todas as escolas já têm salas de informática", destaca.
Períodos de inscrição – O processo de matrícula funciona em três etapas: a primeira é a da inscrição, na qual o estudante, pais ou responsáveis requerem a vaga através da página da SED (www.sed.ms.gov.br); o segundo momento é o da designação, no qual o estudante confere para qual escola ele foi encaminhado; e na terceira etapa é efetivada a matrícula na escola, com toda a documentação necessária.
Só precisam se inscrever os alunos novos, desistentes, concluintes de 8ª série em escola que não ofereça o ensino médio, oriundos de escola estadual que não ofereça série subseqüente e aos que desejam transferir-se de escola. As inscrições para o ano letivo de 2007 estão abertas e se estendem até o dia 9 de fevereiro.
Documentação – Para a efetivação da matrícula nas escolas, o candidato deve estar munido de cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia da cédula de identidade, para maiores de 18 anos, guia de transferência e histórico escolar, quando for o caso.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete