26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

professor com a Palavra: O Educador Criativo

2007-06-04 10:19:00

            Hoje, nós educadores, para sermos criativos neste novo milênio, temos que surpreender nossos alunos ensinando-os a pensar, procurando usar as vivências, competências e habilidades dos mesmos em sala de aula. Dar identidade e personalidade a cada turma  Nos dias atuais, para nós professores dentro de uma sala de aula, um dos fatos difíceis e complexos que existem na nossa relação entre professor e aluno é a comunicação.

            Devemos praticar a arte de perguntar, mas também usarmos a arte de saber ouvir, para melhor conhecermos os nossos educandos. Acabou-se o tempo em que o professor era dono do saber, antes de qualquer coisa devemos buscar atenção do aluno através da nossa fala, expressão corporal, a maneira de olhar, o calar e o ouvir, até mesmo a de se vestir, também são formas fundamentais de se comunicar.

            O americano Alvin Toffer disse que o analfabeto deste milênio não será o que não souber ler e escrever, mas o que não conseguir aprender, desaprender ereaprender. Os caminhos do mundo são de uma rapidez absurda e os índices de obsolência são gigantescos. A única forma de encontrarmos espaço no mundo futuro é nos prepararmos desde agora.

            Existem três tipos de pessoas: 1. As que não sabem e não perguntam. 2. As que sabem e não ensinam. 3. As que ensinam e não fazem. “Sucesso é de quem faz. Ninguém tem o direito de ensinar aquilo que não sabe fazer”. (Fonte: Livro “Você pode mudar sua vida” – Autor Gilclér Regina).

            Ensinar aos nossos alunos que viver é acreditar no impossível. Lembro aqui aquela frase: “Ele são sabia que era impossível, foi lá e fez”. Antes de Santos Drumont, ninguém achava possível fazer voar um aparelho mais pesado que o ar. Até que ele acreditou e, com determinação, criou o primeiro avião.

            O professor criativo fica sempre conectado com as novidades que aparecem, pois sua profissão é dinâmica. As transformações aconselham a não ficar parado no tempo. A busca pela criatividade é   um desafio. No mundo atual, procura-se não o mais inteligente, mas aquele que faz acontecer de maneira diferente e criativa. “(A magia da Comunicação – Dr. Lair Ribeiro)”.

            Afinal, como Winston Churchill disse certa vez: “O mundo estaria arruinado se cada um cumprisse sua parte”. Temos que ir além da meta e não podemos ter medo de crescer, de vencer, afinal o que pode estar em jogo é a nossa própria felicidade. “A educação não deu certo quando tiraram a competência do professor e colocaram no método. A diferença no ensino não está no livro, mas na ação do professor”. (Cagliari).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete