29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MS foi pioneiro no atendimento a alunos superdotados

2006-12-23 15:08:00

Uma das atuações pioneiras de Mato Grosso do Sul na área de educação especial foi a organização e oferta de um atendimento específico às pessoas com altas habilidades/superdotação. O projeto começou a tomar forma em 2004, com o cadastramento informal de várias crianças que apresentavam esses sinais.
Em 2005, o Ministério da Educação (MEC) decidiu implantar em todo o País os Centro de Ensino Suplementar, como forma de fortalecer as políticas voltadas à educação especial. Mato Grosso do Sul recebeu um aporte de, aproximadamente, R$ 60 mil do governo federal para implantação do centro. O MEC deve investir R$ 1,9 milhão para instalar núcleos de atendimento a alunos com altas habilidades/superdotação em todas as capitais brasileiras.
O programa oferece atendimento ao aluno, à família e à escola onde estuda. De acordo com Zuleide, com base na identificação de cada caso e nas aptidões demonstradas pelo estudante, serão dispostas a ele atividades com as quais ele possa desenvolver habilidade em determinada área, como música, artes, produções multimídia, ciências, entre outras. Além de Campo Grande, participam do projeto os municípios de Sidrolândia, Dourados e São Gabriel do Oeste.
O secretário de Educação Hélio de Lima declarou que os alunos que apresentam superdotação não precisam de salas especiais, entretanto, é necessário um atendimento diferenciado, para que eles não sejam prejudicados. Para oferecer o atendimento, a SED conta com a parceria de várias instituições conveniadas ao governo do Estado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete