21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MEC entrega livros didáticos específicos para indígenas

2007-05-06 06:29:00

 No segundo semestre deste ano começarão a ser distribuídos em todo o País livros didáticos específicos para a população indígena. As obras retratam o cotidiano sócio-cultural de vários povos e foram organizadas pelos próprios indígenas.

A Comissão Nacional de Apoio à Produção de Material Didático Indígena avaliou o material.
Neste ano, 66 projetos de livros foram analisados pelos 16 membros da comissão, entre eles representantes da Secretaria de Educação Continuada Alfebetização e Diversidade, do Ministério da Educação, da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, de organizações indígenas, de universidades e de organizações não-governamentais.

Desses projetos, 33 já foram aprovados para impressão na gráfica da Universidade Federal de Minas Gerais, que receberá R$ 700 mil até agosto. A expectativa é que antes do final do ano a comissão aprove 60 livros.
As tiragens aprovadas variam de mil a dez mil exemplares, dependendo do número de alunos registrados no Censo Escolar Indígena.

Segundo o coordenador geral de Educação Escolar Indígena do ministério, Kleber Gesteira, o programa existe desde 1995, mas nos últimos três anos houve maior participação dos povos indígenas na produção desse material. Ele informou que já foram aprovados mais de 60 títulos entre CDs, DVDs, e livros: "Pelo menos 50 povos já foram contemplados".

As obras abordam temas como a história, as lendas e o calendário indígena. Muitos livros serão produzidos no idioma nativo de cada povo, mas alguns também serão escritos em português. A iniciativa atende a dois princípios básicos da Lei de Diretrizes e Bases da educação: a valorização da cultura de cada povo e a oferta de materiais específicos e diferenciados.



Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete