22.7 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Câmara dos Deputados pode incluir creches no Fundeb

2007-04-05 22:30:00

Destaque na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados na próxima semana, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) pode incluir creches em sua regulamentação.

O Fundeb, regulamentado pela MP 339/06, foi criado pela Emenda Constitucional 53 para financiar a manutenção e o desenvolvimento da educação básica e terá vigência até 31 de dezembro de 2020.

A matéria já conta com uma minuta de projeto de lei de conversão elaborada pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN). Uma das mudanças feitas pela relatora é exatamente a que inclui as creches comunitárias entre as que podem receber recursos do Fundeb, contanto que a educação infantil seja oferecida para crianças de até 3 anos.

Poderão contar com os recursos as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos conveniadas com o Poder Público.

Para ter acesso ao dinheiro, elas deverão cumprir requisitos como ter certificado do Conselho Nacional de Assistência Social e atender a padrões mínimos de qualidade.

A parlamentar também tornou explícito o direito de educação infantil para crianças até o término do ano letivo em que completarem 6 anos. A MP recebeu 230 emendas e foi discutida, na Comissão de Educação e Cultura, por governadores, ministros de Estado e representantes da sociedade civil ligados ao setor.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Prefeitura de Amambai dá posse a 12 novos servidores aprovados em Concurso Público

Nesta segunda-feira, dia 08, a Prefeitura de Amambai deu...

Enquete