22.1 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Provinha Brasil nas escolas de MS será na segunda-feira

2008-06-13 20:31:00

A Provinha Brasil será aplicada, em todas as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, na próxima segunda-feira, dia 16 de junho, com exceção dos municípios de Bela Vista, Caracol e Guia Lopes da Laguna, cuja aplicação será no próximo dia 19.

Os resultados obtidos nessa avaliação, que tem caráter diagnóstico, serão lançados pela unidade escolar em um programa, na internet, criado pela Superintendência de Planejamento de Apoio à Educação (Supae), para permitir tanto à escola quanto à SED analisarem e acompanharem os dados coletados, com o objetivo de nortetar as novas ações pedagógicas.

A Provinha Brasil é uma iniciativa do governo federal em parceria com o Estado e municípios e que consiste em um instrumento de aferição do processo de alfabetização dos alunos, com adesão voluntária dos gestores das redes de ensino.

Um dos objetivos da aplicação do teste é identificar possíveis deficiências no ensino e na aprendizagem ainda na fase de alfabetização, para que as crianças não cheguem às séries mais avançadas sem a consolidação de habilidades básicas em leitura e escrita. A prova deverá ser feita por alunos com um ano de escolarização do ensino fundamental.

Para viabilizar a Provinha nas escolas públicas, foram disponibilizados no site www.provinhabrasil.inep.gov.br cadernos com esclarecimentos e orientações tais como o “Passo a Passo” e as “Orientações para as Secretarias de Educação” a respeito do teste. O Ministério da Educação (MEC) deixou a critério da SED a logística para aplicação da Provinha Brasil. A secretaria preferiu receber os kits com as provas impressas e aguarda recebimento das provas da empresa licitada.

Em 2007, cerca de 20 mil crianças responderam 300 questões. As respostas das crianças foram analisadas conforme critérios estatísticos e pedagógicos, identificando, assim, se as questões estão adequadas para compor o teste e construir os níveis de desempenho.

A Provinha está de acordo com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação (MEC). O plano tem como prioridade a qualidade na Educação Básica e uma de suas metas é verificar o processo de alfabetização da criança, corrigindo os erros no momento em que ainda é possível salvar o futuro escolar da criança.

O Inep/MEC fornecerá às redes os instrumentos necessários para a aplicação da Provinha, dando subsídio para uma melhor avaliação da aprendizagem do aluno. No entanto, não é necessário que os resultados sejam repassados ao MEC, uma vez que servirão de instrumento de diagnóstico localizado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete