25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Em 45 dias escolas públicas possuirão internet banda larga

2008-04-10 02:39:00

Ao lançar hoje (8) o programa Banda Larga nas Escolas, no Palácio do Planalto, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que a iniciativa vai garantir igualdade de oportunidade a milhões de brasileiros.

“O acesso ao conhecimento que esses alunos terão e a possibilidade inclusive de você fazer aulas e distribuir pela internet é a garantia de que nós iremos melhorar o nível do conteúdo escolar brasileiro”, afirmou.

Ao contrário do habitual nas cerimônias de lançamento de programas governamentais no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não discursou. Entre os ministros, além de Dilma, discursaram o titular da pasta das Comunicações, Hélio Costa, e o da Educação, Fernando Haddad.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, informou que em 45 dias a internet banda larga – conexão rápida – começa ser instalada em escolas públicas do ensino básico.

Até junho, segundo ainda Sardenberg, a internet banda larga deve estar instalada em 2,1 mil escolas, e a meta é atingir 56,7 mil escolas públicas das áreas urbanas até 2010.

A instalação acontecerá de forma gradual, sendo 40% esse ano, outros 40% em 2009 e os 20% restantes em 2010.

Segundo Sardenberg, a velocidade, que atualmente é de um megabit, será ampliada para dois megabits a partir de janeiro de 2011, e periodicamente revista.

“Essas capacidades serão revistas semestralmente de modo a assegurar às escolas uma oferta de velocidade equivalente a melhor oferta comercialmente direcionada ao público em geral”, explicou.

A diretora da Escola Municipal Marília de Dirceu, em Tiradentes (MG), Maria Greice Conceição, onde o projeto piloto do programa foi implantado, afirmou que a introdução da internet na escola foi fundamental para despertar o interesse de alunos e professores.

Segundo ela, antes o equipamento multimídia da escola se resumia a uma televisão e um vídeo, mas agora há um laboratório com 20 computadores.

“Reafirmo que a informatização eleva o índice de qualidade do ensino”, disse.

O programa é uma parceria do governo federal com quatro operadoras de telefonia: Telefônica, Brasil Telecom, Cercontel e Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC).

O alcance da parceria é restrito a escolas urbanas. De acordo com o Ministério da Educação, cerca de 15 mil escolas rurais serão atendidas com banda larga em 2008 e 2009 por outra iniciativa do Ministério das Comunicações.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete