33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

MEC deve construir escolas nas aldeias

2008-03-31 15:20:00

O governo federal deve priorizar a educação indígena em todo o País. Para isso, o Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação (MEC) prevê a construção de 252 escolas nas aldeias brasileiras. Devem ser beneficiados 24 Estados da Federação. Os recursos, que somam R$ 80,2 milhões, foram empenhados no final de 2007 para serem utilizados neste ano.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) projetou um modelo arquitetônico de escola para as aldeias, considerando-se o modo de vida indígena. O projeto prevê uma construção em formato oval, salas amplas que atendem turmas multisseriadas (um professor para várias séries), área grande de recreio, que também serve de refeitório e reuniões da comunidade, e cozinha. Os sanitários ficam fora do prédio, para atender uma exigência cultural. Em terrenos alagados, a escola pode ser uma palafita, mas as prefeituras podem escolher um modelo de escola rural.

O MEC também deve investir na formação de professores e na produção de material didático voltado às comunidades indígenas das diversas etnias existentes no Brasil. Em 2007, foram construídas 12 escolas nesse modelo, nos Estados de Mato Grosso do Sul, Acre, Paraíba, Pernambuco, Roraima e na Bahia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete