25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Biffi prevê expansão de cursos superiores à distância

2007-02-01 11:41:00

A oferta de vagas nos cursos de graduação e pós-graduação à distância deverá aumentar este ano no Estado, prevê o deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT-MS), integrante da Comissão da Educação da Câmara. O parlamentar é um dos articuladores do Programa UAB (Universidade Aberta) junto ao MEC (Ministério da Educação) que somente no ano passado foi responsável pelo oferecimento de 664 vagas pela coordenadoria Ensino a Distância (EAD) e o Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A parceria com os departamentos e Banco do Brasil possibilitou a implantação de cursos a distância em Administração Água Clara, Campo Grande, Nova Andradina e Rio Brilhante, perfazendo 88 vagas.
Mas é na área de Educação que os cursos à distância vem suprindo uma demanda de formação de profissionais com graduação. No ano passado o EAD-UFMS oferece 401 vagas, em dez municípios do Estado: Água Clara, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante e São Gabriel. Na área de Biologia foram ofertadas 175 vagas, atendendo Água Clara, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Jardim e Porto Murtinho. “Os cursos à distancia contribuem de forma significativa na expansão de vagas no ensino superior público, democratizando e interiorizando sua ação, com custo operacional bem menor”, ressaltou o parlamentar.

Encontro

Os alunos do curso de Administração à distância estarão realizando nos próximos dias 2 e 3 de fevereiro, o “1º Seminário Temático do Curso de Administração” – modalidade à distância. No evento haverá um diagnóstico dos municípios de Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Água Clara, Rio Brilhante e Nova Andradina.
Na primeira acontecerá a descrição dos serviços públicos oferecidos nos municípios pelos governos federal, estadual e municipal, bem como os impostos arrecadados e o acesso dos cidadãos às autoridades constituídas; a segunda, envolve o levantamento dos tipos de empresas existentes, especificando o ramo de atividade, a tecnologia utilizada, a qualificação dos funcionários e a abrangência de atuação do negócio.
Finalmente, a terceira etapa engloba a descrição da organização social da comunidade em estudo: classes de renda, associação de moradores, templos religiosos, sindicatos e outros.
Este diagnóstico vai permitir um conhecimento geral dos municípios, de modo as subsidiar outros trabalhos de pesquisa que serão efetuados nos próximos quatro anos pela equipe da UFMS.
O Seminário é fruto de pesquisa conduzida por alunos e professores da Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância e do, a participação é aberta à população.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete