13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Marcadas as eleições para diretores de escolas em MS

2008-01-30 02:44:00

Vai ser no dia 30 de abril a eleição para escolher os diretores das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul para o próximo mandato. Eles vão substituir os dirigentes que tiveram o mandato prorrogado até junho deste ano, depois de uma polêmica discussão envolvendo a mudança nas regras para a escolha dos responsáveis pela direção dos estabelecimentos estaduais.

A data para a votação foi definida em uma resolução publicada nesta terça-feira pela Secretaria de Educação. O texto atende à lei sobre o assunto aprovada no ano passado pela Assembléia, depois de muita discussão e polêmica, segundo o qual o processo eleitoral deveria ser realizado até maio de 2008. Para garantir que as escolas não ficassem sem comando, o mandato dos atuais diretores foi prorrogado de dezembro até junho, quando tomam posse os novos.

Além da resolução marcandado a data das eleições, o governo também publico outra medida que amplia o prazo de mandato do colegiado escolar, composto por representantes da comunidade escolar.

CAPACITAÇÃO- A resolução publicada hoje traz detalhes de como será feito o processo seletivo. Uma das determinações é em relação ao prazo de inscrição para o curso de capacitação que será obrigatório aos candidatos, a principal mudanças nas regras. Só poderá concorrer o professor que fizer o curso. O prazo para as inscrições vai até o quarto dia letivo, dada que é diferente para o interior e a Capital, onde as aulas vão começar antes.

Para os professores que já ocupam cargo de direção, o curso de capacitação já começou. Em vez de contratar uma empresa que seria responsável pelo curso, o governo optou por usar profissionais da própria secretaria e trazer um consultor da Secretaria de Educação da Bahia. Para a prova deve haver licitação.

Cada escola poderá ter até 4 candidatos. O professor que atua em duas terá de escolher uma delas para da disputa. Na distribuição dos peso dos votos, a divisão será a seguinte: 33,33% para os profissionais de Educação Básica lotados na escola; 33,33% para pais ou responsáveis pelos alunos matriculados e 33,33% alunos com idade mínima de 12 anos completos até a data da eleição.

Cada escola terá uma comissão de eleição, formada por seis pessoas: o presidente do colegiado escolar; um professor; um coordenador pedagógico; um aluno maior de 18 anos; um pai ou mãe, ou um responsável por aluno na escola e um servidor administrativo. Essa comissão ficará responsável pela condução do processo em cada unidade.

A primeira turma candidata aos cargos, já entrou em sala de aula para curso de formação, exigido pelo governo. Em Em Campo Grande o grupo é composto por 551 educadores que começaram o curso no dia 28 de janeiro e terminam em 1° de fevereiro. No Estado serão abertas quatro turmas, com previsão de 2 mil inscritos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete