32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

UEMS de Amambai participa de I Seminário Estadual da Água

2019-03-19 08:38:00

Raquel Fernandes

As Professoras Doutoras Viviane Scalon Fachin e Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues, docentes da Unidade Universitária de Amambai, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), participarão como palestrantes convidadas, do I Seminário Estadual da Água, discorrendo sobre o tema “O meio ambiente e a História”.

De acordo com as professoras, o tema contribuirá com o despertar da consciência a cerca da necessidade de preservação da água. “É essencial tratarmos este tema, visto a relevância de reconhecer/conhecer a trajetória histórica de todos os seres que habitam o planeta e que, nos primórdios buscaram, nas proximidades da água, a sua sobrevivência. São aspectos históricos extremamente relevantes para que compreendamos que é preciso conservar para continuar a desfrutar das benesses que a água oferece para a perpetuação das espécies.”

O I Seminário Estadual da Água, cujas inscrições são gratuitas, acontecerá no dia 22 de março, no plenário Deputado Júlio Maia da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na Av. Desembargador José Nunes da Cunha, s/n – Jardim Veraneio, Campo Grande – MS,

Segundo a engenheira Ana Luzia Batista Abrão, uma das idealizadoras do evento, este é um projeto elaborado pelo Rotary Club de Campo Grande com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Água.  Ana Luzia informa que várias instituições foram contatadas e que o projeto do clube contou com  todo o apoio da Assembleia Legislativa e da UEMS para organizar o I Seminário da Água.

A participação da UEMS, na organização, é do Professor Doutor Leandro Marra, gerente e docente da Unidade Universitária de Mundo Novo. “A participação da UEMS no I Seminário Estadual da Água é a concretização de várias atividades desenvolvidas pelo corpo docente na busca de soluções para preservar e conservar esse recurso natural essencial para a vida no planeta. A realização deste evento foi viabilizada pela boa vontade das instituições envolvidas cujo objetivo principal é levar para a sociedade informações cruciais sobre um tema tão importante para o desenvolvimento da sociedade, com foco especial para o Estado de Mato Grosso do Sul”, informou o professor Leandro.

Conforme informou Ana Luzia, o evento conta também com a participação da historiadora Vera Tylde, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), na organização do evento.

“O tema sobre a administração de nossos recursos hídricos é de real importância, não só regional e nacional, mas sim mundial, já que a água é elemento vital e imprescindível à vida. Um dos expositores, o geógrafo e professor Arnaldo Menecozi, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), apresentará a mega obra ‘Enciclopédia das Águas’, um trabalho inédito sobre as Bacias do Paraná e Paraguai, executado por geógrafos e historiadores dessa instituição. Através dessa publicação é possível obtermos, para consultas, pesquisas, conhecimento, promoção e divulgação amplas informações sobre nossos recursos hídricos, não só relativos a geografia e ao meio ambiente, mas a nossa própria história, visto que os rios foram os meios de transporte dos pioneiros e até hoje são estratégicos para abastecimento logístico dos municípios. Este evento será um excelente momento de reflexão e uma forma de enfatizar a preservação e utilização eficaz de nossas águas.”, enfatizou a historiadora.

Entre as várias instituições contatadas pelo Rotary, muitas apoiam a iniciativa, entre elas, a ABRHidro, o Imasul, o IHGMS, EE Maria Constança de Barros Machado e Planurb e Assomasul.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete