23.4 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Corte de vagas nos cursos de Direito não atinge MS

2008-01-17 12:59:00

Os cursos de Direito de Mato Grosso do Sul escaparam do corte de vagas imposto pelo Ministério da Educação. A lista das 29 instituições de ensino que terão que promover a redução do número de vagas oferecidas foi divulgada há pouco pelo MEC. Não está elencada nenhuma faculdade de MS. Entretanto, há outros 51 cursos continuam sob supervisão do ministério.  No total, a redução será de quase 7 sete mil vagas.

Conforme o MEC, as universidades que terão de promover os cortes assinaram protocolos contendo medidas específicas para cada instituição. Estão previstas, também, a melhoria do perfil do corpo docente (titulação e regime de trabalho), estruturação do núcleo de prática jurídica, organização do núcleo docente estruturante, reorganização de turmas, política de contratação e gestão de pessoal, revisão do projeto pedagógico, adequação da estrutura física e dos recursos de apoio, aquisição e manutenção de equipamentos e sistemas, além da organização de acervos.

“A redução no número de vagas é superior ao total de vagas autorizadas pelo MEC em novos cursos de direito durante todo o ano de 2007”, destacou o secretário de educação superior Ronaldo Mota na página do MEC.

Novas medidas serão anunciadas após concluídas as visitas das comissões de supervisão instituídas pelo ministério. O termo de compromisso tem validade de 12 meses, a partir da assinatura. Após esse período, as instituições serão reavaliadas pela comissão.

Os cursos de direito das 29 instituições que assinaram termos de compromisso registraram conceitos inferiores a 3 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e no IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado). Veja tabela com o nome das instituições que farão cortes de vagas nos cursos de Direito: 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete