27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Definido período de inscrição e data da prova do Encceja 2019

2019-03-05 17:09:00

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o cronograma da edição 2019 do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), destinado a quem busca certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Conforme o MEC (Ministério da Educação), as inscrições serão de 20 a 31 de maio. Quem se inscreveu para o Encceja 2018, não compareceu e quiser participar em 2019 terá que justificar ausência entre 15 e 24 de abril, anexando documentos que comprovem motivo justo.

Em Mato Grosso do Sul, a abstenção foi de 49,78% no ano passado. Ou seja, dos 82.936 inscritos, apenas 41.653 fizeram o exame.

As provas do Encceja Nacional 2019 serão aplicadas em 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. O cronograma das aplicações no exterior e para pessoas presas será divulgado posteriormente.

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida.

Quem busca a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Quem almeja a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete